PUBLICIDADE

Como um copo de leite com noz-moscada à noite pode melhorar sua saúde 

A combinação contribui para a saúde óssea, melhora a digestão e oferece propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

13 jun 2024 - 12h55
(atualizado às 12h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A combinação de leite com noz-moscada oferece benefícios a saúde, como melhora da saúde óssea, digestão, propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Além de ser uma bebida deliciosa, a combinação ajuda a relaxar e preparar o corpo para uma boa noite de sono
Além de ser uma bebida deliciosa, a combinação ajuda a relaxar e preparar o corpo para uma boa noite de sono
Foto: Freepik

A combinação de um copo de leite com noz-moscada pode parecer apenas uma receita reconfortante e saborosa, mas a bebida também é repleta de benefícios para a saúde. Esta mistura, usada até mesmo como um remédio caseiro, une o cálcio e nutrientes essenciais do leite com as propriedades medicinais da noz-moscada.

Em conversa com o Terra Você, a nutricionista Thays Pomini conta que a combinação de noz-moscada com leite tem um forte potencial para proporcionar um sono de qualidade. 

A presença de compostos como miristicina e elemicina, que possuem propriedades levemente sedativas, da noz-moscada, com o triptofano, aliado na produção de serotonina e melatonina, presente no leite, pode proporcionar um boa noite de sono a quem experimentar a mistura. 

Além disso, a especialista destaca que o leite com a noz-moscada entregam um aporte interessante de compostos que proporcionam:

  • Ações antioxidantes;
  • Combate ao stress oxidativo;
  • Preservação de danos em células cerebrais; 
  • Fatores neuroprotetores;
  • Ações antimicrobianas;
  • Ações anti-inflamatórias; 
  • Combate à inflamação e à infecção. 

Entre os principais nutrientes do leite, a nutricionista destaca o cálcio, importante para a saúde óssea e dentária, as proteínas essenciais para o crescimento e reparação dos tecidos, além das vitaminas D, B12, B2, A, fósforo e potássio. 

7 alimentos ricos em vitamina K2 7 alimentos ricos em vitamina K2

Já a noz-moscada pode ajudar a estimular a produção de enzimas digestivas, o que melhora a digestão e a absorção de nutrientes. Suas propriedades carminativas também podem ajudar a aliviar a indigestão, reduzindo a formação de gases e o inchaço.

A especiaria ainda conta com eugenol, composto com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que pode ajudar a diminuir a síntese de marcadores que são mediadores da inflamação. Também presente, o macelignan pode inibir a produção de óxido nítrico e outras substâncias pró-inflamatórias em células imunes.

Portanto, incluir um copo de leite com noz-moscada à sua dieta e rotina noturna pode trazer diversos benefícios para a saúde. Além de ser uma bebida deliciosa, que te ajuda a relaxar e preparar o corpo para uma boa noite de sono, essa combinação contribui para a saúde óssea, melhora a digestão e oferece propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade