Como saber se o homem tem problemas de fertilidade
Os motivos dos problemas com a fertilidade conjugal podem ter sua origem tanto no homem quanto na mulher. Ao encontrar dificuldades de engravidar, o casal deve procurar um especialista, que saberá detectar a origem do problema e sugerir a técnica de tratamento mais adequada.
As razões para os problemas na fertilidade masculina são várias, segundo o médico Renato Fraietta, especialista no setor de reprodução humana da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Entre outras, a varicocele (varizes no testículo), doenças congênitas, como criptorquidia (nascer com o testículo fora da bolsa), infecções (caxumba), doenças genéticas, uso de medicamentos (alguns antibióticos, anti-hipertensivos, protetores gástricos, psicotrópicos), uso de drogas (maconha, cocaína), uso de anabolizantes, tabagismo, estilos de vida (obesidade, vida sedentária, uso de laptop no colo), fatores ocupacionais (calor, irradiação, substâncias tóxicas) e a idade.
De acordo com o 2º Consenso Brasileiro de Infertilidade Masculina, realizado em 2003, pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 49% das causas de infertilidade masculina não têm diagnóstico médico. Segundo o urologista e diretor de comunicação da SBU, Carlos Bezerra, esse dado permanece atual nas estatísticas brasileira.
Segundo pesquisa do professor doutor da disciplina de urologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ricardo Destro Saade, a varicocele é uma das causas mais comuns e de fácil diagnóstico e tratamento.
Vale lembrar também que o volume de esperma que o homem ejacula não está necessariamente relacionado à infertilidade. "O homem pode ejacular pouco, mas com bom número de espermatozoides; ou pode ejacular muito, porém sem espermatozoides", afirma Renato Fraietta.
Por isso, para cuidar de sua fertilidade, o homem deve manter uma vida saudável, tratar eventuais doenças e realizar exames periodicamente. Segundo Fraietta, o principal exame para identificar a esterilidade masculina é o espermograma, que analisa a contagem dos espermatozoides, a proporção de defeituosos e imaturos, o pH, etc. "De acordo com o caso, pode ser necessária fazer uma avaliação hormonal e genética", acrescenta Fraietta.
Tratamentos para eles
Diagnosticado a existência de algum problema, a etapa seguinte é o tratamento. Dependendo da causa, o homem pode ser curado com a utilização de algum medicamento específico, reposição hormonal ou cirurgia (como no caso da varicocele).
Segundo a ginecologista Hitomi Miura Nakagava, diretora científica da Genesis Centro de Assistência em Reprodução Humana, um homem considerado infértil pode ser pai. Se existir uma obstrução dos canais deferentes (por vasectomia ou por outra causa), por exemplo, mas houver produção testicular, os espermatozoides podem ser coletados e são capazes de fertilizar numa técnica de reprodução assistida. "Contudo, caso não haja essa produção, pode-se proceder a uma inseminação artificial com sêmen de doador anônimo", afirma a médica.
Por fim, Hitomi salienta a importância de os homens se prevenirem da infertilidade. Procurar uma vida saudável, evitando obesidade e drogas, esclarecer as dúvidas a respeito de infecções e tratar precocemente as doenças são alguns dos procedimentos que a médica indica.
Cross Content
Especial para o Terra