PUBLICIDADE

Descubra como escolher o travesseiro ideal para uma noite de sono perfeita

Usar o travesseiro do jeito errado pode prejudicar a sua noite de sono e fazer você acordar cansado no dia seguinte. Saiba mais!

13 jun 2024 - 18h24
(atualizado em 25/6/2024 às 09h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Para ter uma noite de descanso reparadora e confortável, é fundamental prestar atenção em alguns fatores, entre eles, a qualidade do colchão, a posição para dormir, a temperatura e a iluminação do ambiente e, é claro, o travesseiro utilizado.

Entenda como escolher o melhor travesseiro para a sua noite de sono |
Entenda como escolher o melhor travesseiro para a sua noite de sono |
Foto: user18526052/Freepik / Boa Forma

"A escolha de um travesseiro ideal é fundamental para a saúde da coluna cervical e para a qualidade do sono. Quando correto, ele alinha a cabeça e o pescoço com a coluna vertebral, mantendo uma posição neutra, prevenindo dores e desconfortos", explica o Dr. Daniel Oliveira, ortopedista de coluna e diretor do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de Belo Horizonte (NOT).

O que o uso inadequado do travesseiro pode causar?

De acordo com o  Dr. Wander Ama, cirurgião ortopedista e médico de esporte, um travesseiro inadequado ou usado de forma errada pode desencadear alguns problemas.

Ele afirma que um travesseiro muito alto ou muito baixo, por exemplo, pode tensionar os músculos do pescoço e dos ombros, resultados em fortes dores nessas regiões.

Além disso, um travesseiro que não proporciona o suporte necessário à cabeça e o pescoço pode atrapalhar a boa postura durante o sono, favorecendo desalinhamentos da coluna.

Um travesseiro desconfortável ainda pode dificultar o relaxamento, gerando distúrbios do sono, contribuir para o ronco e a apneia, comprometer a circulação sanguínea e agravar condições como artrite e escoliose.

"Um bom travesseiro é indispensável para a qualidade do sono, o bem-estar físico e a saúde a longo prazo", garante Ama.

Como escolher travesseiro ideal?

Segundo o Dr. Daniel, ao escolher um travesseiro, é importante prestar atenção em características como a firmeza, a altura e o material do item. Também deve ser levada em consideração a posição em que você costuma dormir.

"Para quem dorme de costas, por exemplo, é indicado dar preferência a travesseiros de altura média que sustentem a curvatura natural do pescoço. Para quem dorme de lado, vale optar pelos mais altos para manter o pescoço alinhado com o resto da coluna. Para quem dorme de bruços, é recomendado investir nos mais baixos para evitar torção cervical", resume Oliveira.

"Fisiologicamente, dormir de lado, principalmente virado para a esquerda, promove uma melhor acomodação da coluna em relação ao colchão", completa o Dr. Claudio Ortiz, ortopedista e professor do curso de medicina da Universidade de Franca (UNIFRAN).

Qual o melhor tipo de travesseiro?

No mercado, existem diversos tipos de travesseiros. A escolha entre eles deve ser baseada em preferências pessoais e se você sofre com alguma condição de saúde.

"Os de espuma de memória são legais para quem prefere um suporte mais firme e moldável; os de látex proporcionam firmeza e são resistentes a ácaros e, por isso, são considerados interessantes para alérgicos; de plumas são mais macios e confortáveis, porém podem não oferecem o suporte necessário para todas as pessoas, já os de fibras sintéticas são versáteis e fáceis de limpar", lista o diretor do NOT.

Se você utilizar qualquer tipo de travesseiro e, no dia seguinte, se sentir cansado ou apresentar dores, não deixe de avaliar a possibilidade de trocá-lo.

"Experimentar as diferentes opções pode ajudar a encontrar o melhor tipo de travesseiro para você ter uma noite de sono tranquila e livre de incômodos", sugere o médico do esporte.

De quanto em quanto tempo substituir o travesseiro?

"É aconselhado substituir o travesseiro a cada 1 ou 2 anos, dependendo do material e do uso. Ao notar que o travesseiro está desgastado, deformado ou com acúmulo de ácaros e alérgenos, saiba que é hora de procurar um novo", conclui Oliveira.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade