Cirurgia de Preta Gil: o que é a amputação de reto e o que muda no corpo do paciente?
Cantora passou pelo procedimento ano passado para tratar um câncer colorretal
A cantora Preta Gil, que está passando por um novo tratamento contra o câncer, revelou detalhes sobre a amputação do reto e sua condição atual de saúde em uma entrevista ao programa 'Fantástico', da Rede Globo, na noite deste domingo (8).
Preta também falou sobre a jornada do tratamento e a cirurgia de amputação do reto que realizou em 2023. "Em seis meses, quatro tumores cresceram. Não é fácil, mas a gente não tem outra opção a não ser encarar. Tudo nessa doença é um grande tabu. Eu amputei o reto e não posso ter vergonha, porque é a minha realidade", disse.
"As pessoas acham que eu fiz essa cirurgia agora. Não. Esta cirurgia eu fiz há um ano atrás. Agora, estou em um novo tratamento, com novos focos, em tumores que também serão sanados, também serão curados com toda minha fé", afirmou na entrevista.
O que é o câncer colorretal?
O câncer colorretal é um tipo de tumor que se desenvolve no cólon (intestino grosso) ou no reto. Geralmente começa com o crescimento de pólipos, pequenas massas nas paredes internas do intestino, que podem se tornar cancerosas ao longo do tempo.
Os principais fatores de risco são a idade avançada, histórico familiar, dieta rica em gorduras e pobre em fibras, sedentarismo e tabagismo. A condição pode ser identificada por alguns sintomas comuns, como alterações no hábito intestinal, sangue nas fezes e perda de peso. O diagnóstico precoce aumenta as chances de tratamento eficaz.
Quando é necessária a amputação do reto?
De acordo com o médico Dr. Vital, o trata...
Matérias relacionadas
'O que a vida dedicar a ela...': Gilberto Gil reflete sobre estado de saúde da filha Preta Gil