0

Chlorella e queda dos níveis de colesterol

8 nov 2018
07h10
  • separator
  • comentários

Doença cardiovascular (CVD) é a principal causa de mortalidade mundial como resultado de uma população envelhecendo mais e aumento da urbanização. Um nível alto de colesterol no sangue é um dos principais fatores de risco para CVD. A cada 1% de aumento no colesterol sérico é previsto o aumento do risco de doença coronariana em aproximadamente 2%. Vários estudos associam os efeitos hipocolesterolêmicos à compostos de alimentos de origem vegetal quando comparados ao grupo placebo. 

A chlorella é uma alga verde unicelular que contém vários nutrientes, incluindo carotenoides (antioxidantes), clorofila, minerais, vitaminas e ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa. Estudos com animais mostram que ela inibe a absorção intestinal do colesterol em excesso da dieta e aumenta a excreção fecal de esteroides, portanto, prevenindo a hipercolesterolemia. Apesar dos resultados promissores mais estudos devem ser realizados em humanos a fim de confirmar tais benefícios.

Referência

KIM, SANGMI. et al. A dietary cholesterol challenge study to assess Chlorella supplementation in maintaining healthy lipid levels in adults: a double-blinded, randomized, placebo controlled study. Nutrition Journal, v.15, n.54, 2016.

Estadão Conteúdo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade