PUBLICIDADE

Blefaroplastia: entenda o procedimento feito pela ex-BBB Laís Caldas

A blefaroplastia visa rejuvenescer aspecto das pálpebras. Especialistas explicam como o procedimento é feito e quais os cuidados do pós-operatório

27 ago 2022 - 10h06
(atualizado às 21h03)
Compartilhar
Exibir comentários
No início do mês, Laís Caldas usou o Instagram para revelar aos seguidores que passou pela cirurgia plástica.
No início do mês, Laís Caldas usou o Instagram para revelar aos seguidores que passou pela cirurgia plástica.
Foto: Instagram/@dra.laiscaldass / Estadão

Na última semana, a blefaroplastia ganhou evidência nos principais portais de saúde e bem-estar. Isso porque a ex-BBB Laís Caldas e o humorista Sérgio Mallandro contaram nas redes sociais que passaram pelo procedimento, o que gerou uma série de dúvidas nos seus seguidores.

A blefaroplastia é uma cirurgia plástica realizada nas pálpebras, que pode ser feita com anestesia local, com sedação ou com anestesia geral. Tudo depende do cirurgião e da programação cirúrgica."É uma cirurgia estética que remove o excesso de pele das pálpebras superiores e/ou inferiores, e corrige as bolsas palpebrais", explica a cirurgiã plástica pela USP, Dra. Tatiana Moura. 

"A medida que a pessoa envelhece, a pele perde grande elasticidade, ficando mais flácida e com rugas. Esse processo, que pode ser acelerado pela perda súbita de peso, faz com o que as pálpebras fiquem caídas. A remoção de pele das pálpebras leva a um aspecto mais jovial", completa a especialista.

Blefaroplastia: entenda o procedimento feito por Laís Caldas e Sérgio Mallandro
Blefaroplastia: entenda o procedimento feito por Laís Caldas e Sérgio Mallandro
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Assim como em cirurgias plásticas, existe mais de um tipo de técnica para a blefaroplastia. A escolha da mais indicada depende da avaliação econômica de cada paciente, além da flacidez da pele, do tarso, do acúmulo de bolsas de gordura e da situação do músculo da pálpebra. Somente a partir deste ponto a estratégia pode ser traçada.

Pós-operatório da blefaroplastia 

O que mais chamou a atenção dos seguidores de Laís e Sérgio foi a aparência das personalidades no pós-operatório. Os dois apareceram nos seus perfis nas redes sociais com os olhos arroxeados e com curativos na face. Tatiana explica que esse é um efeito comum, já que é esperado que os olhos fiquem um pouco inchados e com equimoses (áreas arroxeadas) por algum tempo após a cirurgia.

"Ao fim da primeira semana o inchaço começa a ceder e começamos a ver os resultados. Mas precisamos de algum tempo, em alguns casos meses, para vermos o resultado", explica Dra. Larissa Sumodjo, cirurgiã plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

"O pós-operatório precisa de atenção, mas costuma também ser mais leve nos casos de blefaroplastia. As atividades profissionais podem ser retomadas progressivamente uma semana após o procedimento e as atividades físicas, após um mês", relata Larissa.

De acordo com a especialista, alguns cuidados essenciais no pós-procedimento são:

  • Evitar a exposição ao sol e ao calor;
  • Usar as medicações e os colírios indicados e recomendados pelo médico;
  • Acatar o tempo de repouso solicitado pelo cirurgião.

     

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade