PUBLICIDADE

O que você deve misturar ao café para ter mais energia e humor? Spoiler: não é açúcar

Estudos revelam qual substância ajuda a aumentar os efeitos 'positivos' da bebida

24 mai 2024 - 13h50
Compartilhar
Exibir comentários
Grupo de amigos animados toma café
Grupo de amigos animados toma café
Foto: JLco - Julia Amaral/iStock

Nesta sexta-feira (24) é celebrado o Dia Nacional do Café, bebida milenar que tem o poder de estimular o sistema nervoso central e aumentar nosso estado de alerta e, consequentemente, ampliar a concentração, além de ajudar na melhoria de diversas funções cognitivas, como a memória.

Para aqueles que adoram misturar outros ingredientes à bebida para aumentar os seus benefícios, é preciso dizer que novas pesquisas têm provado que o cacau, e não os tradicionais açúcar ou adoçante, é a melhor escolha nestes casos. Um estudo publicado na revista Frontiers in Pharmacology revelou que o cacau possui teobromina, um composto semelhante à cafeína que impacta o humor e a atenção das pessoas.

Outra pesquisa mostrou que a combinação café e cacau faz com que o cérebro receba mais oxigênio devido a quantidade de flavonoides liberados no fluxo sanguíneo. Uma terceira pesquisa realizada em conjunto pelas Universidades de Wisconsin, Oregon e Geórgia, todas nos Estados Unidos, reforçou o argumento de que adicionar cacau ao café ajuda na concentração de seus usuários.

"Notamos que o cacau aumenta o fluxo sanguíneo cerebral, o que melhora a cognição e a atenção. A cafeína por si só pode aumentar a ansiedade. Este projeto em particular descobriu que o cacau tem o poder de diminuir os efeitos da cafeína que causam desconforto e agitação", falou um dos autores do estudo, Ali Boolani, à Global News.

Como foi feito o estudo

Os participantes do estudo foram divididos em grupos e consumiram quatro bebidas quentes diferentes: uma com cacau, outra com cafeína, outra com uma combinação das duas e outra que era um placebo. 

Segundo a análise, pessoas que consumiram apenas cacau ou a mistura dos dois apresentaram taxas de resposta mais rápidas e também houve um aumento na concentração. 

Esta mesma pesquisa descobriu que o café por si só podia apresentar um efeito negativo no humor das pessoas. Em comparação com o grupo que bebeu placebo, quem bebeu café estava mais irritado. Já aqueles que consumiram junto com café estavam com menos raiva e ansiedade. 

E aí, já tomou o seu cafezinho hoje?

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade