PUBLICIDADE

Nutricionista lista vitaminas para o ganho de massa muscular

Saiba o que tomar para acelerar a hipertrofia e garantir o shape do verão

26 mai 2024 - 12h09
(atualizado em 28/5/2024 às 12h40)
Compartilhar
Exibir comentários

De maneira geral, o aumento de massa muscular acontece por meio da rotina regular de exercícios físicos e dieta balanceada. É o tipo de objetivo que envolve renúncias e ao mesmo tempo diversos questionamentos. Nesse sentido, a nutricionista Jéssica Rodrigues vai indicar vitaminas para o ganho de massa muscular em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Vitaminas para o ganho de massa muscular
Vitaminas para o ganho de massa muscular
Foto: Shutterstock / Sport Life

A indicação da nutricionista para se ganhar massa muscular

"Todas as vitaminas oferecem benefícios para praticantes de atividades físicas. No entanto, as vitaminas do complexo B e a vitamina E se destacam por contribuírem de forma eficaz no ganho de massa muscular, objetivo de muitos atletas", confirma Jéssica.

Sendo assim, essa profissional destaca que o complexo B "reúne" muitos compostos diferentes em estruturas químicas e ações biológicas e, também, são agrupados em uma única classe por terem sido originalmente isolados de fontes iguais: o fígado e as leveduras.

O grupo com oito vitaminas para o ganho de massa muscular

Tiamina (B1)

Riboflavina (B2)

Niacina (B3)

Ácido pantotênico (B5)

Piridoxina (B6);

Biotina (B7)

Ácido fólico (B9)

Cianocobalamina (B12)

Qual é a importância das vitaminas do complexo B?

"O complexo B também é importante para o tônus muscular no estômago e no trato intestinal. Além disso, há diversos benefícios para a pele, cabelo, olhos, boca, fígado, atua no ganho de massa muscular por meio do nutriente B12 (vitamina B12), que é associado a essa função, pois ajuda na regeneração dos músculos e na manutenção das reservas de energia. Isso acontece porque a cianocobalamina interfere na síntese de creatina, composto aminoácido essencial para manter a massa muscular", detalha Rodrigues.

Por que se deve consumir vitamina E?

"A vitamina E auxilia no processo de ganho de massa muscular devido ao seu excelente efeito antioxidante, capaz de proteger a musculatura da ação dos radicais livres, que se encontram em grande quantidade no corpo após os treinos. Com essa proteção, a recuperação muscular torna-se incentivada e ocorre com mais rapidez, facilitando o anabolismo muscular", encerra a nutricionista Jéssica Rodrigues.

Descubra também os benefícios das vitaminas para a imunidade:

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade