PUBLICIDADE

Beterraba reduz pressão arterial, aumenta a imunidade e auxilia nos treinos

A beterraba é um ingrediente versátil na cozinha e essencial para o organismo; veja algumas das suas contribuições para a saúde

16 ago 2023 - 13h21
(atualizado às 17h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Além de ser um legume muito saboroso, a beterraba também é um ingrediente repleto de benefícios para a saúde. Rico em nutrientes como as vitaminas A, B e C, e minerais como sódio, potássio e zinco, elementos fundamentais para o organismo.

Mas essas não são as únicas contribuições da beterraba para a saúde! Por isso, consultamos a nutricionista Edvânia Soares, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, que listou os 5 principais benefícios do legume.

Cinco benefícios da beterraba

Reduz a pressão arterial

A beterraba possui nitratos naturais, que contribuem para uma melhor vasodilatação dos vasos sanguíneos. Portanto, um dos importantes benefícios da beterraba é a redução da pressão arterial, atuando na melhora do fluxo sanguíneo de todo corpo.

Essa é uma vantagem que impacta não só hipertensos, mas também aqueles que praticam atividades físicas. Isso porque, com uma circulação sanguínea, os nutrientes chegam com mais facilidades aos músculos.

Faz bem à pele

Um dos pilares para uma pele boa é priorizar os cuidados de dentro para fora, a partir da ingestão de água e de uma alimentação saudável. Nesse sentido, vale a pena incluir a beterraba na sua dieta. Por conter betacaroteno, o composto auxilia na melhora de melanina, na hidratação da pele e ainda estimula o bronzeado.

Ajuda o sistema imunológico

Isso mesmo! Por ser rico em vitamina A, C e em zinco, a beterraba contribui e muito para uma boa imunidade. Esses são nutrientes que aumentam o fluxo de células de defesa, protegendo assim o corpo de infecções. Mas para usufruir dos benefícios, é necessário consumir o legume com regularidade.

Possui ação antioxidante

A beterraba também é um ótimo alimento para quem deseja retardar os sinais do envelhecimento precoce. Como o vegetal possui vitaminas A e C, além do nitrato, esses componentes atuam combatendo radicais livres. Essa ação antioxidante é uma das grandes responsáveis por agir nas células do organismo.

Auxilia nos treinos

Outra grande vantagem de consumir a beterraba com regularidade pode ser observada nos treinos. O suco de beterraba, é uma ótima opção de bebida para consumir no pré-treino e potencializar seu rendimento nas atividades físicas.

O legume é rico em nitrato, que é precursor do óxido nítrico, substância que permite com que os atletas tenham mais força durante os treinos e tenham redução da fadiga muscular, melhorando o desempenho das práticas esportivas.

Fonte: SportLife.

Cardamomo ajuda a queimar gordura e controlar apetite; quanto consumir? Cardamomo ajuda a queimar gordura e controlar apetite; quanto consumir?

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade