PUBLICIDADE

Benefícios do quiabo: faz bem para o intestino, imunidade e mais

Cheio de benefícios para a saúde, o quiabo é um alimento saboroso e super versátil. Confira como usá-lo em uma receita com carne moída

22 fev 2024 - 14h43
(atualizado às 16h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Além de gostoso, o quiabo é um alimento excelente para a saúde, uma vez que, entre os benefícios que ele pode proporcionar, estão o controle da glicemia e a melhora do trato intestinal, por ser rico em fibras.

Nutricionista aponta os benefícios e sugere receita com quiabo
Nutricionista aponta os benefícios e sugere receita com quiabo
Foto: valeria_aksakova/Freepik / Boa Forma

"Também é fonte de vitaminas A e C, ácido fólico e antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, melhorando o sistema imunológico. Possui poucas calorias e suas sementes são ricas em proteínas. Como se não bastasse, o quiabo também controla os níveis de colesterol LDL no sangue", aponta Lívia Campos, nutricionista da rede Hortifruti Natural da Terra.

Além de fazer bem para a saúde, o quiabo é muito prático, fácil de cozinhar e versátil, combinando com carnes, peixes, massas e saladas.

Como tirar a "baba" do quiabo?

Um dos segredos para o sucesso dos pratos preparados com esse vegetal é saber eliminar a sua "baba". A nutricionista, referência quando o assunto é alimentação saudável, explica como fazer isso.

"Não há nenhuma dificuldade para se eliminar a baba do quiabo. Basta lavar bem o vegetal e colocá-lo de molho em uma mistura de água com o suco de um limão. Depois, leve ao fogo e cozinhe por 30 minutos. Aí é só preparar uma das inúmeras receitas deliciosas que se pode fazer com ele", explica Lívia.

Receita de carne moída com quiabo

Agora que você já aprendeu como tirar a "baba" do quiabo, a nutricionista sugere uma receita prática e rápida para quem deseja comer de forma saudável, mas sem perder muito tempo na cozinha. Confira a seguir!

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 500g de carne moída
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 cebola picada
  • 2 tomates sem pele e sem sementes em cubos
  • 2 xícaras (chá) de quiabo fatiado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Aqueça o óleo em uma panela, em fogo médio, e refogue a carne moída até secar toda a água. Adicione o alho, a cebola e refogue por 5 minutos. Junte o tomate, o quiabo, sal, pimenta-do-reino e tampe. Cozinhe por 15 minutos, em fogo baixo, adicionando água quando necessário ou até o quiabo amaciar. Sirva em seguida, se desejar, polvilhada com cebolinha.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade