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Erros que sabotam o seu condicionamento físico

Se você quer perder ou ganhar peso, recorrer a métodos "milagrosos" não é recomendado por especialistas da área

7 fev 2019
22h00
atualizado às 22h14
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Por mais que ideias milagrosas para dar uma enxugada no corpo sejam comuns, adotá-las não é a saída mais adequada. Antes de tudo, é importante entender que o condicionamento físico é resultado de um conjunto de ações e mentalidades produtivas.

5 erros que sabotam o seu condicionamento físico
5 erros que sabotam o seu condicionamento físico
Foto: Créditos: Reprodução / Shutterstock / Sport Life

Dessa forma, o livro Esos Malditos 5 kilos (ainda sem tradução brasileira), do personal trainer José Cano, lista alguns equívocos comuns ao buscar uma boa saúde corporal. Não perca tempo, observe 5 erros que sabotam o condicionamento físico com a obra e mude sua forma de agir. Confira as dicas a seguir!

5 erros que sabotam o condicionamento físico

Créditos: Reprodução/ Shutterstock
Créditos: Reprodução/ Shutterstock
Foto: Sport Life

1. Abusar do exercício cardiovascular para emagrecer mais rápido

Spinning, escada, elíptico e esteira são ótimos para trabalhar o condicionamento. Entretanto, em excesso, podem queimar não só gordura, mas também músculos, deixando o metabolismo em estado de alerta. Por isso, é importante alternar as atividades aeróbicas com treinamento de força - músculos desenvolvidos exigem mais energia do corpo do que as gorduras!

2. Comer poucas vezes ao dia

A melhor forma de manter o corpo a pleno vapor é oferecer ao organismo energia a cada três horas. Isto é, comer cinco ou seis vezes por dia porções fracionadas (café da manhã, almoço e jantar são maiores). Assim, o metabolismo não fica preguiçoso, a queima calórica se torna mais eficiente e os níveis da glicemia ficam sempre equilibrados.

3. Reduzir demais a ingestão de calorias

Em um primeiro momento, os resultados podem ser eficazes, mas, com o tempo, será necessário restabelecer a ingestão calórica. Muitas vezes, o indivíduo sai da dieta mais esfomeado e acaba recuperando o peso perdido com a restrição. Por isso,  para mudar a alimentação, é fundamental ter o auxílio de um nutricionista para ser bem-sucedido nessa missão.

4. Seguir dietas milagrosas

A sua amiga emagreceu 10 kg em uma semana com a dieta da proteína? Pois saiba que isso pode ser arriscado para sua saúde. A alimentação deve ser individualizada e respeitar as necessidades de cada um. Dietas que prometem resultados rápidos trazem consequências para o corpo, que perde água, massa muscular e nutrientes vitais para seu funcionamento. Além do peso, você perde também saúde física e mental, já que o cérebro e as atividades relacionadas a ele sofrem com privações.

5. Não planejar suas metas

"O melhor conselho que posso dar é que você tenha um plano que identifique como está e onde quer chegar, com metas de curto e longo prazo. Dessa forma, ficará mais fácil se manter motivado mesmo quando as dificuldades aumentarem", recomenda Cano.

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Sport Life

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