PUBLICIDADE

O poder da gratidão de transformar o seu dia a dia

A gratidão nos faz enxergar a vida como um gesto de amor, tornando o sutil algo poderoso

11 dez 2020 10h30
| atualizado em 19/3/2021 às 13h22
Publicidade

Cada vez mais utilizada, a palavra gratidão é mais potente do que imaginamos. Abre nossos corações e nos faz enxergar a vida com outros olhos. Por mais incrível que pareça, gratidão não é uma palavra para substituir “obrigado”. Gratidão é, na verdade, uma grande energia e um poder que temos.

Sabe quando somos mais novos e nossa mãe, nossa avó e nosso pai dizem que precisamos ser educados, agradecer e respeitar? Isso é importante no trato social, para que as pessoas que façam coisas para nós se sintam valorizadas. Mas a gratidão vai muito além disso: é o poder que você tem de se abrir para o amor e sentir-se amado

A gratidão nos faz enxergar a vida como um gesto de amor, tornando o sutil algo poderoso
A gratidão nos faz enxergar a vida como um gesto de amor, tornando o sutil algo poderoso
Foto: AlexSava / iStock

Ela é quase uma abertura do seu peito, desse coração às vezes tão machucado, cansado pelo cinismo e poeira do dia a dia. E a partir dessa abertura do coração, você começa a perceber cada aspecto de todas as coisas boas que acontecem na sua vida como gestos de amor.

Olhando de uma perspectiva bem profunda, tudo o que nos acontece de bom é sempre um gesto de amor daquilo que nos abençoa, do Infinito, do Divino, de pessoas que nos amam. Cada gota de chuva que cai do céu alimentando as árvores que vão manter o planeta vivo é uma dádiva. E, se você tem gratidão, vai sentir cada gotinha descendo como uma chuva que abençoa a Terra. 

Quando um porteiro abre a porta e você não tem gratidão, fica seco e pensa: “ele não fez mais que a obrigação”. Mas se um porteiro abrir a porta e você pensar “eu recebo isso como um carinho, como um gesto de gentileza e doçura”, independentemente dele fazer a obrigação dele, você começa a ter, através da gratidão, uma sensação de ser amado.

A gratidão transforma o sutil em óbvio

Através da gratidão começamos a sair de um cinismo que nos separa do resto do mundo, que nos faz acreditar que o mundo está contra nós. Através da gratidão nos abrimos para perceber que tudo na nossa vida está nos levando para o nosso estado de maior evolução. Às vezes, por meio de lições duras, árduas, coisas que nos incomodam. Mas por outro lado, às vezes, por meio de pequenas gentilezas, lembramos que somos amados e filhos de algo maior. Ao morder uma fruta e sentir o sabor doce, por exemplo, você consegue perceber, através da gratidão, que a natureza está lá para lhe manter vivo. 

Quando a gratidão começa a abrir o seu coração, a sua consciência se expande e o sutil se torna óbvio, potente e eloquente. O olhar de uma pessoa carregada de gentileza e amor passa a ser muito mais forte de ser percebido do que alguma palavra áspera falada por alguém que não está em contato com a própria essência do seu ser. 

Através da gratidão, você enfatiza o que realmente importa e, finalmente, percebe que a gratidão só existe através do seu encontro com a sua alma. Porque a gratidão vem da essência de você se sentir unido em todas as coisas. 

As formas do mundo são diferentes, mas há uma energia, uma essência que permeia tudo. E quando você se sente ligado a tudo isso, através da gratidão, você não está mais só. Você está na presença da sua luz, do seu ser, e essa luz — que é você — permeia tudo que existe.

Seja Zen com Sat Seja Zen com Sat
Publicidade