0

Laboratório oferece teste genético gratuito para bebês nascidos entre 12 e 15 de maio

Teste da bochechinha, que pode ser feito além do teste do pezinho, identifica mais de 280 doenças silenciosas e tratáveis

10 mai 2019
13h10
  • separator
  • 0
  • comentários

Os bebês que nascerem entre os dias 12 e 15 de maio nos hospitais e maternidades do município de São Paulo ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) poderão fazer um teste genético gratuito, que pode ser feito além do tradicional teste do pezinho.

O serviço, chamado teste da bochechinha, é oferecido pelo laboratório Mendelics, especializado em rastreio genético.

O exame neonatal utiliza análise genética para identificar 287 doenças, todas graves, silenciosas e, felizmente, tratáveis.

Embora o método identifique mais enfermidades do que o teste do pezinho, que detecta seis, especialistas afirmam que ele não substitui o exame tradicional.

Para ter acesso ao teste, o responsável legal do recém-nascido deve comparecer presencialmente ao laboratório da Mendelics, localizado na Rua Cubatão, 86, cj. 1.202, no Paraíso, até o dia 22/05. A pessoa deve levar a certidão de nascimento do bebê e documento oficial com foto para comprovar o parentesco.

O exame é simples e indolor, pois só coleta saliva da bochecha do bebê por meio de um coletor bucal (haste de algodão) que absorve as células da boca da criança. O material será analisado pelo algoritmo de inteligência artificial da empresa.

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade