PUBLICIDADE

Benefícios do pilates estimulam a prática em São Paulo

Considerada uma forma de terapia por alguns médicos, o pilates ajuda a reduzir a pressão arterial, amenizando o risco de AVC e infarto

26 abr 2021
0comentários
Publicidade
Benefícios do pilates estimulam a prática em São Paulo
Benefícios do pilates estimulam a prática em São Paulo
Foto: Shutterstock / Sport Life

Sistema de exercícios repetitivos realizados em uma esteira ou outro equipamento para promover força, estabilidade e flexibilidade, o pilates tem conquistado cada vez mais adeptos.

Desenvolvido por Joseph Pilates durante a década de 1920, o Método Pilates cultiva a consciência do corpo para apoiar os movimentos diários que são eficientes e graciosos.

A técnica tem sido oferecida em academias, clínicas de fisioterapia e estúdios de pilates, onde profissionais especializados ajudam pacientes com problemas ou lesões musculares ou ósseas a se recuperar.

Segundo a legislação brasileira, somente dois profissionais estão habilitados a dar aulas de pilates - o fisioterapeuta e o educador físico. A cidade de São Paulo é conhecida por abrigar centenas de locais destinados a realização do procedimento. É fácil encontrar uma lista de profissionais ou clínicas em sites regionais como o Portal Vila Mariana, ou ainda em pesquisas específicas na internet, utilizando o termo "pilates sp".

Os exercícios desenvolvem o corpo por meio do esforço muscular. De acordo com o método, o desenvolvimento muscular equilibrado é o resultado do treinamento do corpo para se mover com harmonia e eficiência.

O pilates é baseado em seis princípios que resumem a sua filosofia e são essenciais para obter o máximo de cada exercício.

Centralização: Esta é a prática de trazer a atenção para o centro do corpo - a área entre as costelas inferiores e o osso púbico. Esta região alimenta todos os exercícios de pilates.

Concentração: Ao focar em cada exercício, o praticante obterá resultados máximos em cada movimento.

Controle: O controle muscular completo requer movimento consciente e deliberado e é enfatizado em todos os exercícios.

Precisão: A consciência sustentada garante que cada movimento seja preciso. Isso significa o posicionamento adequado de cada parte do corpo e o foco no alinhamento.

Respiração: A maioria dos exercícios é coordenada com a respiração, uma vez que ela é parte integrante do método.

Fluxo: Os exercícios não devem ser rígidos, mas ter fluidez. A ideia é que a energia conecte cada parte do corpo.

Instrumentos

O pilates utiliza uma série de equipamentos. Um dos mais famosos é o Cadillac, inspirado nas camas de hospital adaptadas. Possui barras e alças que podem ser ajustadas para diferentes alturas e locais para prender molas, permitindo exercícios aéreos e atividades para braços e pernas.

Já o Ladder Barrel lembra um barril, com uma escadinha acoplada. O aparelho possibilita alongamentos e exercícios de fortalecimento do tronco e membros superiores. Inspiradas nas cadeiras, a Step Chair abre caminho para exercícios diferentes para pernas, braços e exercícios abdominais.

Outro equipamento muito conhecido, a Bola Suíça caracteriza-se por sua instabilidade, atributo que reforça o uso para exercícios de equilíbrio.

Há ainda a Faixa Elástica, o Magic Circle, o Bosu (meia bola), Tonning Balls (bolas com cargas de peso) e Rolo de Espuma (para postura, alongamento e exercícios de equilíbrio).

Benefícios

O pilates proporciona uma série de benefícios ao praticante - melhora da postura; dá mais prazer na relação sexual; aumenta o tônus muscular; dá maior mobilidade articular; promove a evolução da marcha e da corrida; alivia tensões musculares; ajuda a pessoa a focar-se na respiração e incrementa a flexibilidade do corpo.

Sport Life
Publicidade
Publicidade