Bactéria e câncer de estômago
Helicobacter pylori, uma bactéria, é geralmente encontrada no estômago. Nem sempre causa problemas, mas algumas cepas estão ligadas a úlceras e gastrites. Agora, os cientistas descobriram que uma cepa de H. pylori pode aumentar o risco de câncer de estômago. O câncer de estômago é o quarto câncer mais comum em homens e o sétimo câncer mais comum em mulheres. Um fator de risco para o câncer de estômago é a infecção por um tipo de bactéria chamada Heliobacter pylori, mas as especificidades de seu impacto no desenvolvimento de tumores ainda não estão claras.
Através de uma nova análise, eles identificaram uma cepa que se destacou do restante: H. pylori com uma variante do gene A associado à citoxina - a saber, a variante EPIYA D. Dos participantes do estudo com essa cepa, 91% tinham diagnóstico de câncer de estômago. Embora o estudo recente seja de natureza preliminar, esses resultados podem ser o primeiro passo para identificar os grupos de maior risco e melhorar os planos de triagem e tratamento. Essas informações podem fornecer aos especialistas um novo alvo terapêutico, permitindo que eles desenvolvam melhores defesas contra o câncer de estômago. Ao mesmo tempo, no entanto, os pesquisadores admitem que seu estudo foi pequeno e teve um número limitado de participantes. Isso significa que eles ainda não podem estender suas descobertas para a população em geral.
Referência
Talarico, S. ET al. Increased H. pylori stool shedding and EPIYA-D cagA alleles are associated with gastric cancer in an East Asian hospital. PLOS One, September 12, 2018.