0

Alimentos que melhoram a concentração

11 out 2018
07h11
  • separator
  • comentários

Encontrada no café, chocolate, bebidas energéticas e em alguns medicamentos, a cafeína ajuda a acordar e melhorar a concentração, apesar dos efeitos serem em curto prazo. E mais normalmente é menos: evite o excesso de cafeína, pois pode aumentar a agitação e o desconforto. A glicose é o principal combustível do cérebro e um copo de suco de frutas pode oferecer em curto prazo uma melhora da memória, pensamento e habilidade mental. Estudos em animais mostram que o mirtilo pode ajudar a proteger o cérebro de danos causados pelos radicais livres (estresse) e pode reduzir os efeitos de condições associadas com o envelhecimento como o Alzheimer e a demência.

Não pule o café da manhã, pesquisadores afirmam que essa refeição é de extrema importância para a concentração e memória. Entre os alimentos que se destacam estão os grãos integrais, laticínios e frutas. Uma fonte proteica relacionada com a saúde cerebral é o peixe, rico em ômega-3, nutriente chave para a saúde do cérebro. Uma dieta rica nesse nutriente tem sido associada com um menor risco de demência e derrame e um menor declínio mental.  

Oleaginosas e sementes são ótimas fontes de vitamina E antioxidante, a qual está associada com um menor declínio cognitivo no envelhecimento. O chocolate meio amargo também tem ação antioxidante e contem estimulantes naturais como a cafeína, que podem melhorar a concentração. Cada órgão do corpo depende do fluxo sanguíneo, especialmente o coração e o cérebro. Uma dieta rica em grãos integrais e abacate pode diminuir o risco de doença cardíaca e de colesterol LDL. Isso reduz o risco de problemas cardiovasculares. Um suplemento só é útil em caso de deficiência nutricional. Pesquisadores são cautelosos, mas de forma otimista com relação ao ginseng, gingko e, combinações de nutrientes com ervas para a saúde cerebral. 

Referência

http://www.webmd.com/add-adhd/ss/slideshow-brain-foods-that-help-you-concentrate?ecd=wnl_day_083015&ctr=wnl-day-083015_nsl-ld-stry_1&mb=voAu2w9N73u3p993LPWFqRXFE73IOX1c0OaTzBd4F8E%3d

Estadão

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade