PUBLICIDADE

Alimentação interfere na visão! Oftalmologista revela dicas

Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas impactam no bom funcionamento da visão

21 fev 2024 - 13h30
(atualizado às 16h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma boa alimentação é fundamental para manutenção de uma vida saudável, não é mesmo? Melhor ainda quando a sua visão é favorecida. Nesse sentido, o oftalmologista e consultor da HOYA Brasil Dr. Celso Cunha vai dá dar cinco dicas de alimentação para boa saúde ocular.

Alimentação para boa saúde ocular
Alimentação para boa saúde ocular
Foto: Shutterstock / Sport Life

As cinco dicas de alimentação para boa saúde ocular

Frutas

"As frutas vermelhas ou roxas, como morango, cereja e amora, são ricas em Vitamina C e combatem os radicais livres, que auxiliam na prevenção da perda de visão. Já as frutas amarelas ou verdes, como laranja e limão, são fontes de carotenoides e previnem a deterioração da mácula", diz Celso.

Alimentos alaranjados

"Cenoura, mamão e abóbora são ricos em vitamina A e betacaroteno, que funcionam como antioxidantes, auxiliam na proteção da retina e o desgaste da mácula", destaca Cunha.

Verduras

"Couve, espinafre e brócolis são folhas verde-escuras, apresentam uma concentração maior de luteína e vitaminas antioxidantes", afirma o médico.

Peixe, fígado e ovos

"Salmão, truta e atum são ricos em ômega 3, minerais e vitaminas A, B, D e E, que ajudam na lubrificação dos olhos e favorecem quem tem a síndrome do olho seco. Além disso, o fígado é rico em vitamina A, substância essencial para a saúde dos olhos e os ovos possuem luteína, zeaxantina, vitamina C, vitamina E e zinco, nutrientes que ajudam a prevenir e proteger os olhos contra a cegueira noturna e olhos secos", explica.

Azeite de oliva e óleo de linhaça

"Azeite de oliva é rico em ômega 3, auxilia como antioxidante, e em vitamina E e polifenóis, que atuam com ação anti-inflamatória. O óleo de linhaça contém ômega 3, ômega 6, ômega 9 e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico", garante.

Palavra final

"Apesar das dicas apresentadas, é importante ressaltar que na presença de qualquer desconforto ou problema visual é indicada a visita a um médico oftalmologista. O diagnóstico precoce de algumas doenças pode ser essencial para o tratamento e correções necessárias. Os cuidados com a saúde ocular devem ser constantes, invista em exames preventivos e fique em dia com a sua visão", termina o oftalmologista o Dr. Celso Cunha.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade