Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Adolescentes têm mais facilidade para engravidar; entenda

4 jun 2012 - 09h09
Compartilhar

Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, divulgados em 2009, 290 mil adolescentes de 12 a 17 anos já tiveram filhos, o que representa 2,8% das meninas nessa faixa etária. Com tantos casos, é possível dizer que as mulheres dessa idade têm mais facilidade para engravidar?

É possível dizer que as adolescentes têm mais facilidade para engravidar? Tanto os fatores biológicos como os comportamentais têm de ser considerados para responder à questão
É possível dizer que as adolescentes têm mais facilidade para engravidar? Tanto os fatores biológicos como os comportamentais têm de ser considerados para responder à questão
Foto: Dreamstime / Especial para Terra


A resposta para a pergunta é sim e não. Tanto os fatores biológicos quanto os comportamentais têm de ser considerados para responder à questão.




Fatores biológicos


Quanto mais nova a mulher, maior é a sua reserva ovariana. Quando a menina nasce, todos os folículos que vão formar os óvulos já estão prontos. Quando ela entra na menarca - como é chamada a primeira menstruação -, esse número já se reduziu bastante. A cada ciclo menstrual, há o estímulo desses folículos e apenas um deles, que costuma ser o mais saudável, é escolhido pelo corpo.



Além disso, a qualidade dos óvulos na adolescência é melhor, uma vez que são provenientes de células mais novas. Nesse sentido, a fertilidade de uma mulher mais jovem é maior. "A fecundação desses óvulos é muito mais eficiente", afirma Waldyr Muniz, ginecologista do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.



No entanto, os hormônios responsáveis pelos estímulos desses folículos ainda não estão ajustados no início da adolescência, o que pode levar a uma ovulação irregular. O processo de regularização costuma durar cerca de dois anos e, até que essa fase termine, a fertilidade da menina é baixa. "Mas, a partir daí, elas estão no auge do período fértil", diz. O médico lembra ainda que muitas das doenças que podem levar a problemas de fertilidade surgem a partir o início da menstruação. Uma adolescente ainda não teria tido tempo para desenvolvê-las.



Fatores comportamentais

Alguns hábitos dos adolescentes também devem ser levados em conta. O consumo de alimentos com muita fritura e gordura e a ingestão irregular de proteínas, comuns na adolescência, diminuiriam a fertilidade.



Por outro lado, as relações sexuais não programadas e o uso irregular de anticoncepcionais ou preservativos aumentam as chances de gravidez. Além disso, as situações de estresse e de euforia dos adolescentes aumentam a produção de prolactina, o que antecipa a liberação do óvulo. "Há fatores que facilitam e outros que dificultam", resume Albertina Duarte, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra