PUBLICIDADE

6 tratamentos para varizes

Os vasinhos nas pernas te incomodam? Conheça 6 tratamentos diferentes para eles

22 abr 2024 - 21h18
(atualizado em 23/4/2024 às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários

As veias estouradas (geralmente na perna) têm solução -- e isso vai além da estética. "Consideramos que as  varizes  levam a um problema de saúde quando levam a sentir a perna pesada, inchada, cansada ou inflamada, além de dor, impactando bastante na qualidade de vida. Além disso, você pode procurar tratamento pelo aspecto por si só, já que ele impacta na autoestima", explica a Dra. Helen Pessoni, médica, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e especialista em cirurgia vascular e endovascular pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Veja o que são as varizes |
Veja o que são as varizes |
Foto: freepik/Freepik / Boa Forma

O que são varizes

As varizes são um tipo de veias varicosas, ou seja, são veias salientes e dilatadas. Elas costumam acontecer na perna porque ficar em pé e caminhar aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo.

Causas

Veias fracas ou danificadas podem causar varizes. As artérias transportam o sangue do coração para o resto do corpo. As veias, por sua vez, devolvem o sangue do resto do corpo para o coração.

Para devolver o sangue ao coração, as veias das pernas devem trabalhar contra a gravidade. Se as veias estiverem fracas ou danificadas, o sangue pode acumular-se, fazendo com que elas se estiquem ou estourem.

As veias podem ficar fracas por vários motivos, incluindo hormônios, processo de envelhecimento, excesso de peso, roupas restritivas ou mesmo pressão na veia por ficar em pé por longos períodos de tempo.

Tratamento para varizes

O tratamento para varizes pode incluir medidas de autocuidado, meias de compressão, cirurgias ou procedimentos.

  • Autocuidados

Coisas que você pode fazer para ajudar a aliviar a dor das varizes incluem exercícios e levantar as pernas quando estiver sentado ou deitado. Essas medidas podem evitar que as veias piorem mas não ajudam na aparência.

  • Meias de compressão

Usar meias de compressão o dia todo costuma ser a primeira abordagem a ser tentada. As meias apertam as pernas, ajudando as veias e os músculos das pernas a movimentar o sangue. Assim como as medidas de autocuidado, as meias vão ajudar a evitar que novas varizes apareçam e a impedir que as presentes evoluam, mas não remove as que já estão lá.

  • PEIM

O Procedimento estético injetável para microvasos (PEIM), realizado pelas clínicas Face Doctor, é um tratamento realizado através de uma agulha muito fina, por onde é injetado um produto de glicose nas veias. Esse produto força o fechamento deste vaso.

"O número de sessões varia de acordo com cada paciente. Em alguns casos pode ser necessária apenas uma aplicação, em outros, até cinco. Quanto mais grosso e visível vaso a ser tratado, maior será o número de sessões necessárias", explica Dra. Nathalia Soares, biomédica estética da unidade da clínica do Shopping Ibirapuera.

  • Tratamento a laser

O tratamento a laser envia fortes rajadas de luz sobre a veia varicosa. Isso faz com que a veia desapareça lentamente até não poder ser vista. Não são usados cortes ou agulhas.

  • Radiofrequência

Este procedimento é o tratamento mais utilizado para varizes maiores. Um profissional de saúde coloca um tubo fino chamado cateter em uma veia dilatada. A energia de radiofrequência ou laser aquece a ponta do cateter. À medida que o cateter é retirado, o calor destrói a veia, fazendo com que ela desmorone e se feche.

  • Cirurgia de veia

Durante esses procedimentos, também chamados de ligadura e remoção, o cirurgião amarra a veia afetada para impedir o acúmulo de sangue. O cirurgião pode remover a veia para evitar o reaparecimento das veias varicosas. Esse processo pode ser feito ambulatorialmente, com anestesia local, ou no centro cirúrgico, dependendo da gravidade das varizes.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade