PUBLICIDADE

6 dúvidas sobre menopausa respondidas por especialista

Quais os sintomas? Quando começa? Médica esclarece os principais tópicos sobre o assunto

24 out 2023 - 16h40
Compartilhar
Exibir comentários

Toda mulher sabe que, em algum momento, vai enfrentar a menopausa, que marca o fim da fase reprodutiva e traz consigo uma série de efeitos colaterais, tanto físico quanto emocionais. Durante esse período, é comum que surjam muitas preocupações, principalmente, porque as transformações hormonais e os seus sintomas variam de mulher para mulher. Para esclarecer as principais dúvidas sobre menopausa, contamos com a ajuda da  Dra. Tassiane Alvarenga, médica endocrinologista e metabologista. Olha só:

Médica endocrinologista revela os principais detalhes sobre a menopausa |
Médica endocrinologista revela os principais detalhes sobre a menopausa |
Foto: bearfotos/Freepik / Boa Forma

O que é menopausa?

De acordo com a especialista, a menopausa é uma fase biológica do organismo feminino caracterizada pela diminuição dos hormônio sexuais, especialmente o estrogênio, e pelo fim da capacidade reprodutiva.

No geral, ela é determinada quando se passa um ano desde a última menstruação da mulher. No entanto, é importante ter em mente que esse é um processo gradual, e que os sintomas podem aparecer anos antes do diagnóstico oficial, durante um estágio chamado de perimenopausa.

Com qual idade a mulher entra na menopausa?

Em média, a menopausa começa em torno dos 50-51 anos, mas isso pode variar de mulher para mulher. Quando ocorre dos 45 aos 55 anos, é considerada normal, porém, quando se dá fora dessa faixa etária, é considerada precoce (ou tardia).

Existe algum exame que confirma a menopausa?

"Às vezes, medem-se os níveis do hormônio folículo-estimulante (FSH) para confirmar a menopausa", inicia a Dra. Tassiane. "Quando o nível de FSH no sangue da mulher é consistentemente elevado, ou seja, igual ou maior do que 30 mUI/mL, e, ao mesmo tempo, a mulher ficou sem menstruar durante um ano, geralmente, se aceita que esta mulher chegou na menopausa", completa.

Apesar disso, a especialista ressalta que um único exame não é o suficiente para confirmar a menopausa, sendo que outros sinais e sintomas também devem ser levados em consideração, assim como condições e a fase da vida da paciente.

Quais os sintomas da menopausa?

"Os sintomas mais comuns nesse período são mudanças na menstruação, redução da fertilidade, fogachos (calorões), ressecamento vaginal, distúrbios do sono, oscilações de humor, falta de energia, ganho de peso, alterações na memória e na concentração, piora da sexualidade, problemas urinários, dor nas articulações, alteração na pele e cabelo, alterações oculares, dentárias, bucais e auditivas", lista.

É normal menstruar depois da menopausa?

Se a mulher tiver sangramentos uterinos após a menopausa, é indispensável passar em uma consulta com um ginecologista, para investigar as possíveis causas e excluir problemas mais graves, por exemplo, o câncer de endométrio.

"Mulheres em terapia hormonal da menopausa podem vir a ter sangramentos, porém, isso geralmente não é um motivo de preocupação - requer, via de regra, um ajuste na prescrição hormonal para eliminar esse efeito colateral indesejado", afirma a Dra. Tassiane.

Quando a terapia hormonal é indicada?

Comprovadamente, a terapia hormonal atua no alívio dos principais sintomas da menopausa, entre eles, calores e ressecamento vaginal. Ela é indicada, de forma obrigatória, para mulheres com diagnóstico de menopausa precoce, e também é aprovada como primeira linha de tratamento e prevenção da osteoporose.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade