PUBLICIDADE

5 exposições gratuitas ocupam o Centro de Arte Hélio Oiticica

15 out 2018 - 07h11
Compartilhar
Exibir comentários

Olha aí a super dica: o  Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica ,  no Centro do  Rio,  está com cinco  exposições gratuitas  em cartaz. Quem visitar o espaço pode conferir  instalações, vídeos, pinturas, fotografias, impressões e performances que abordam questões sociais, étnicas, econômicas e políticas. Juntas, as obras dialogam entre si e com a linha curatorial do espaço. Como democratizar as relações entre público e instituição pública de arte? A mostra é uma tentativa nesse sentido. Com curadoria Daniele Machado, a exposição permanente pretende continuar apoiando jovens artistas que já apresentaram seus trabalhos no local.

O Rio é a  primeira  cidade da América do Sul a receber a mostra, que tem curadoria de Alexandre Murucci e  celebra os 80 anos da Copy-Art, movimento artístico mundial que começou com a invenção da copiadora xerográfica. Com obras de João Paulo Racy e curadoria de Leno Veras, a mostra Impróprios tem como base um material inédito resultante da pesquisa do artista nos territórios afetados pelas políticas de desapropriação antes dos Jogos Olímpicos de 2016. 

A exposição apresenta a trajetória de quatro pessoas como possibilidades de fazer memória do Hip Hop e de debater sua atualidade: a grafiteira pernambucana  Gabi Bruce; a produtora cultural Giordana Moreira e o cineasta Marcio Graffiti, representando a Baixada Fluminense; e o ambulante cultural Mv Hemp, da Zona Oeste.  Com curadoria de Candé Costa e Silvana Marcelina, a mostra Africanizze Performática apresenta dez artistas e seus trabalhos em Performance Arte, que deformam seus limites através de pesquisas que desviam dos sistemas gerais da Arte por elementos como: vivência, negritude, lugar de fala, mulherismos e feminismos, revoluções sexuais e de gênero.

Referência:

https://catracalivre.com.br/agenda/exposicoes-gratuitas-centro-arte-helio-oiticica-rio/

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade