10 mitos e verdades sobre o uso de descongestionantes nasais
Especialista responde as principais dúvidas sobre o uso do medicamento
Descongestionantes nasais são medicamentos utilizados para tratar congestão nasal, que podem causar dependência quando usados prolongadamente. A segurança dos descongestionantes nasais tem sido questionado para uso infantil, pessoas com doenças cardíacas, ou quando o uso é prolongado.
Basta a temperatura cair para que os descongestionantes nasais sejam amplamente utilizados para aliviar a congestão nasal, um sintoma comum de resfriados, alergias e outras condições respiratórias. Embora sejam facilmente encontrados em farmácias e famosos por sua eficácia, são muitas informações as desencontradas sobre a segurança em usar esse tipo de medicamento.
Em conversa com o Terra Você, a otorrinolaringologista Gabriela Pilon Meira explica os mitos e verdades por trás das principais dúvidas em relação ao uso de descongestionantes nasais.
O uso prolongado de descongestionantes nasais pode causar dependência?
A médica conta que o uso prolongado de descongestionantes nasais causam um “efeito rebote”, ou seja, no início ocorre um alívio momentâneo dos sintomas de congestão nasal e posteriormente uma piora da congestão, fazendo com que a pessoa necessite de doses maiores e mais frequentes do medicamento para ter o efeito desejado.
“Essa condição é conhecida como rinite medicamentosa por uso de descongestionante nasal, e pioram condições já pré existentes como a rinite alérgica”, explica a especialista.
De acordo com a otorrinolaringologista, o termo “dependência” é popularmente usado porque na rinite medicamentosa por descongestionante nasal o paciente passa a usar indiscriminadamente o medicamento em busca do alívio momentâneo.
Descongestionantes nasais são seguros para crianças pequenas?
Pilon diz que o medicamento não é seguro para crianças. A profissional destaca que os descongestionantes nasais são vasoconstritores, que diminuem temporariamente o calibre dos vasos sanguíneos. Em crianças pequenas, a absorção local dessa medicação pode ocasionar vasoconstrição em outros vasos do corpo, como coração, cérebro e rins, levando por exemplo a arritmias cardíacas e aumento da pressão arterial.
Os descongestionantes nasais podem causar aumento da pressão arterial?
Quando ocorre a diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, ocorre também um aumento da pressão na parede da artéria para tentar manter esse fluxo, ou seja, um aumento da pressão arterial.
Descongestionantes nasais são eficazes para tratar sinusite?
“Não, pelo contrário. Os descongestionantes nasais causam rinite medicamentosa e pioram patologias crônicas como rinites e sinusites. Ele pode ser usado pontualmente nas sinusites agudas exclusivamente para alívio de sintomas, não tratam a doença”, ressalta a médica.
Usar descongestionantes nasais por mais de três dias é prejudicial à saúde?
De acordo com a especialista, o uso pontual por até 5 dias é aceitável se prescrito por um profissional capacitado e em situações específicas.
Descongestionantes nasais podem ser usados por pessoas com doenças cardíacas?
A diminuição temporária do calibre dos vasos sanguíneos causada por esses medicamentos, aumenta a pressão na parede da artéria para tentar manter esse fluxo. Essa vasoconstrição também pode ocorrer no coração favorecendo a arritmia cardíacas e até o infarto. Vasoconstritores não devem ser usados por doentes cardíacos.
Descongestionantes nasais podem causar sangramento nasal?
Um dos usos mais comuns para os descongestionantes tópicos é ser usado para estancar sangramentos nasais, devido ao seu poder vasoconstritor. A médica destaca que sangramentos nasais independem do uso ou não de vasoconstritores e devem ser investigados com nasofibroscopia e exame otorrinolaringológico.
“O sangramento nasal pode ocorrer por várias causas, descompensação da rinite alérgica, sinusites crônicas e agudas, e uso inapropriado ou de forma errada de medicações tópicas nasais, incluindo o próprio descongestionante nasal tópico”, diz.
Descongestionantes nasais podem ser utilizados junto com outros medicamentos sem riscos?
Nem sempre. A especialista recomenda que as pessoas sempre informem aos seus médicos quais medicações estão fazendo uso, inclusive de descongestionantes, para que o profissional pondere os riscos e benefícios.
Os descongestionantes nasais curam resfriados e gripes?
“Não curam. Aliviam os sintomas temporariamente porém possuem o efeito rebote, piorando a congestão após um tempo”, responde a profissional.
Descongestionantes nasais naturais são tão eficazes quanto os farmacêuticos?
A otorrinolaringologista afirma que a lavagem nasal com soro é altamente eficaz para alívio de sintomas de congestão nasal. Em geral, medidas farmacológicas com não farmacológicas são associadas para o alívio dos sintomas com excelentes respostas. De toda forma, é indicado que se procure um médico otorrinolaringologista.