Quanta água você deve beber por dia, segundo especialistas, e por que oito copos nem sempre são o ideal
Hidratação depende do corpo e hábitos; alimentos e sintomas ajudam a identificar a necessidade real de líquidos
É inegável a importância da hidratação para o bom funcionamento do corpo humano. A água ajuda a eliminar resíduos, regular a temperatura, lubrificar órgãos e articulações, além de proteger tecidos sensíveis. A longo prazo, manter-se bem hidratado pode prevenir problemas como prisão de ventre, infecções urinárias e cálculos renais.
Quando não bebemos água suficiente, corremos o risco de desidratação, que pode comprometer funções do organismo e, em casos extremos, levar à morte. Mas afinal, qual a quantidade ideal? Normalmente, recomenda-se o consumo de dois litros, ou oito copos por dia. Embora essa não seja uma quantidade errada, alguns estudos indicam que precisamos de mais.
Os humanos precisam de mais de dois litros de água
Perdemos água pela respiração, suor, urina e fezes. Segundo a Mayo Clinic, as Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos estabelecem que a quantidade necessária para uma boa hidratação é de 2,7 litros para mulheres adultas e 3,7 litros para homens.
Outras formas de hidratar-se
Para muitas pessoas, beber entre 2,7 e 3,7 litros de água por dia pode ser um desafio, especialmente para quem ainda não tem esse hábito. Por isso, a nutricionista Crystal Scott recomenda começar aos poucos, estabelecendo "mini-metas" para aumentar gradualmente o consumo ou beber pequenas quantidades várias vezes ao longo do dia, em vez de uma grande quantidade de uma vez só.
...
Veja também
Dor de cabeça: tipos, remédios e como aliviar
Desidratação: o que é, sintomas, tratamento e como evitar
Tontura: o que pode ser e como tratar