Qual é a sua? Cientistas descobrem cinco personalidade de tutores de gatos
A pesquisa da Universidade de Exeter revela que, ao adotarem um pet, as pessoas passam a desenvolver novas características
O fato já percebido por muitos amantes de gatos é que cada felino tem características próprias. Mas você sabia que, ao adotar um animalzinho, o tutor também pode desenvolver traços de uma nova personalidade? De acordo com uma pesquisa da Universidade de Exeter, existem cinco tipos de pais de pets. Confira:
As personalidades dos tutores de gatos
Para descobrir como essas pessoas costumam agir e pensar, principalmente em assuntos envolvendo seus filhos de quatro patas, os pesquisadores analisaram 56 tutores. Esses participantes, que habitam desde áreas rurais do Reino Unido até regiões urbanas, como Bristol e Manchester, foram questionados sobre a forma como lidam com os gatos.
Em seguida, os cientistas focaram em investigar o nível de preocupação de cada indivíduo com seu pet, perguntando, por exemplo, sobre o receio de que seus gatos contraiam doenças ao saírem às ruas. Além disso, eles avaliaram o pensamento dos tutores sobre a possibilidade dos felinos ameaçarem outros animais.
Dessa forma, segundo o estudo, foram identificadas cinco personalidades recorrentes entre os pais de pets:
- Cuidadores conscientes: se preocupam com o efeito dos gatos sobre a vida selvagem, se responsabilizando pelos impactos do seu animal;
- Protetores preocupados: concentram-se na segurança e bem-estar somente dos felinos;
- Guardiões tolerantes: desaprovam quando os gatos caçam, mas aceitam que isso aconteça
- Defensores da liberdade: não concordam com qualquer tipo de limitação no comportamento dos animais.
- Proprietários laissez-faire: o termo, derivado da expressão francesa "deixar fazer", se refere àqueles que desconhecem ou ignoram os hábitos de caça de seus pets e não interferem em suas ações.
Os maiores mitos e verdades sobre o animal
Eles ronronam, são ágeis e misteriosos. Os gatos sempre despertam fascínio e, com isso, uma série de ideias equivocadas. Conhecer os mitos e verdades felinas é fundamental para melhorar a convivência com os bichinhos, além de oferecer a eles um lar ainda mais acolhedor. Confira a matéria completa.