Quais vitaminas são essenciais para a saúde e onde encontrá-las? Descubra!
Os nutrientes, que ajudam no funcionamento de diferentes partes do corpo, estão presentes tanto em suplementos quanto em alimentos
Instituições de saúde, como a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, apontam que 13 vitaminas são responsáveis por estimular o funcionamento regular do corpo. Dentre elas, algumas, facilmente encontradas em diversos alimentos, se destacam como essenciais para a saúde, pois beneficiam desde o sistema imunológico até os ossos e o cérebro. Confira!
Vitaminas importantes para o organismo
De acordo com especialistas, um dos nutrientes que mais favorece diferentes partes do corpo é a vitamina A, capaz de melhorar principalmente a visão. Isso porque ela fortalece os pigmentos sensíveis à luz das células da retina, ajudando a enxergar em condições de pouca luminosidade, além de auxiliar a lubrificação da córnea. Essa substância, presente em vegetais verdes, fígado, carne bovina, peixes e laticínios, ainda melhora a pele e a imunidade.
Todo o complexo B também apresentam contribuições semelhantes. A variação B6, por exemplo, promove a manutenção da função cerebral, enquanto possibilita a ação de proteínas no organismo e a formação de glóbulos vermelhos. Por isso, surge como um método de prevenção contra a anemia. Já a B12, atua sobre o metabolismo e o sistema nervoso, mantendo a cognição e evitando a degeneração das células.
Esse nutrientes, assim como os outros componentes, podem ser obtidas por meio de suprimentos, mas ainda são encontradas em ovos, frutos do mar, leite de soja e carnes, especialmente as de aves. A vitamina C, por outro lado, aparece em frutas cítricas, batatas, brócolis e outros vegetais. A sua ingestão regular, em decorrência das das propriedades antioxidante, protege os dentes e estimula tanto a absorção de ferro quanto a reparação de tecidos.
Outra vitamina, importante para a saúde do coração e para o bem-estar emocional, é a D. Ela pode ser adquirida por meio de um banho de sol de 10 a 15 minutos, três vezes por semana, ou pelo consumo de cereais e produtos lácteos. Além dessa, os nutrientes E e K são necessários para preservar os ossos e prevenir doenças cardiovasculares. A primeira está presente em óleos vegetais, como o de milho, em sementes e nozes. Por sua vez, a segunda está no repolho, na couve-flor e, novamente, no fígado.