6 eventos ao vivo

Vintage ou retrô? Saiba a diferença

19 out 2016
14h34
  • separator
  • comentários

Quem vai a brechós sabe que é preciso disposição para garimpar e encontrar aquela peça vintage cheia de estilo para adicionar ao guarda-roupa. Ou seria uma peça retrô? Se você ficou em dúvida, ou acha que os termos são sinônimos, nós explicamos a diferença entre eles:

Foto: Puretrend

Vintage

Derivado da palavra latina vindēmia, que significa safra, o termo vintage se refere a algo antigo e bom, assim como o vinho, que fica ainda melhor com o passar dos anos. Na moda, designa peças antigas que marcaram épocas passadas, como aquela blusa de bolinhas preta e branca da sua vó e tantos outros itens da década de 20, 30, 40, 50, 60. Por serem consideradas recentes, as modas setentista, oitentista e noventista ainda não são devidamente associadas ao termo.

Retrô  

Com origem no prefixo latino retro, que quer dizer 'para trás' ou 'em tempos passados' o termo se refere a uma peça nova que se inspira na moda de épocas anteriores. Ou seja, são releituras de um estilo antigo adaptadas aos dias atuais, e que podem ser facilmente produzidas por uma loja fast fashion. Diferente do vintage, uma peça retrô não pertence à época que visa reproduzir. 

Puretrend
  • separator
  • comentários
publicidade