Script = https://s1.trrsf.com/update-1785845726/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Professor homenageia pai de 78 anos que voltou a estudar após se aposentar: 'Maior orgulho do mundo'

Pertiano Souza, de 46 anos, surpreendeu Elias Jorge ao entrar na sala de aula com flores e bolo para o seu aniversário

9 ago 2026 - 04h58
Compartilhar
Exibir comentários
Pertiano Souza e seu pai Elias Jorge
Pertiano Souza e seu pai Elias Jorge
Foto: Arquivo pessoal

O professor Pertiano Souza, de 46 anos, decidiu fazer uma homenagem para celebrar os 78 anos do pai aposentado, Elias Jorge, que voltou a estudar pelo programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) após ter interrompido os estudos na quarta série do ensino fundamental. Com bolo e buquê de flores, ele surpreendeu seu ‘herói’ ao entrar na sala de aula e fazer um discurso sobre a importância do pai em sua vida. 

“Eu quero dizer a vocês que esse homem aqui vendeu tudo o que tinha para me dar conhecimento. Então, se hoje eu sou concursado, tenho três pós-graduação, é por causa desse cara aqui, que fez de tudo na vida para eu estudar”, afirmou Pertiano em um vídeo publicado em abril, mas que voltou a viralizar nas últimas semanas.

Em entrevista ao Terra, pai e filho falaram sobre a emoção do momento e a surpresa com a repercussão do vídeo. “Os outros ficaram olhando para mim, e ele entrou com uma bandeja de bolo, buquê de flores… Me derramei em lágrimas, foi muito bom. Recebi muitos aplausos e abraços dos meus colegas lá da escola”, relembra Elias.

Pertiano destacou que, após a publicação, recebeu inúmeras mensagens de internautas que se emocionaram com o carinho dele com o pai. “Vários comentários de pessoas que não tinham mais os pais, que queriam ter feito isso em vida, que queriam ter dado flores em vida para seus familiares”, afirmou. 

Educação como prioridade

Nascido no município de Morro do Chapéu, na Bahia, Elias se mudou para São Paulo em 1969 para buscar melhores condições, mas a vida na cidade não foi fácil. “Passei por grandes apertos, fome, sem profissão, estudo de jeito nenhum, mas mesmo assim eu arrumei serviço, família, um filho”, conta ele. Pertiano nasceu em Guarulhos e, anos depois, a família voltou para Morro do Chapéu, onde vive até hoje. Com as economias, Elias comprou uma casa e o restante aplicou na educação do filho.

 Pertiano Souza e a família
Pertiano Souza e a família
Foto: Arquivo Pessoal/Pertiano Souza

“Tudo que meu pai juntou em São Paulo, com o suor do trabalho, ele investiu na minha educação quando chegou aqui na Bahia. Então, tudo que eu tenho hoje, tudo que eu sou hoje, agradeço e devo muito a ele. Foi por isso que eu fiz essa homenagem”, destacou o professor, que também é especialista em Gestão de Turismo, psicopedagogo e escritor.

Orgulho define a relação de pai e filho

Foi agora, após dedicar parte de sua vida à educação do filho e ter se aposentado, que Elias decidiu voltar às salas de aula por meio do EJA (Educação de Jovens e Adultos), e conta que tem sido uma experiência muito boa. “Estou contente, satisfeito, me sentindo bem. Parabéns para eles, os professores, estou muito satisfeito”, celebra.

Segundo Elias, Matemática é a matéria com a qual ele mais se identifica, mas se diverte ao contar que Inglês “deixa o velho preocupado”. Ao ser questionado sobre onde quer chegar com os estudos, ele revela: “Se for assim, como eu estou seguindo aqui, eu vou ver se eu chego mesmo na faculdade, pelo menos no primeiro ano”.

Pertiano não esconde a alegria e o orgulho que tem de ver o pai conquistando aprendizados cada dia mais. Se antes Elias era quem guiava o filho, hoje é o professor quem ajuda a trilhar esse caminho. “Eu tenho muito orgulho, [ele] não pôde fazer isso enquanto adulto porque estava trabalhando para me dar educação. Hoje, eu pego na sua mão, eu compro material e ajudo nas tarefas da escola com o maior orgulho do mundo”, se emociona.

Hoje é Pertiano quem 'guia' o pai, Elias
Hoje é Pertiano quem 'guia' o pai, Elias
Foto: Arquivo Pessoal/Pertiano Souza

Que seja inspiração

O professor afirma que quer inspirar outras pessoas a se dedicarem às suas famílias da mesma maneira que ele viu Elias se dedicar a ele, e vice-versa. “Eu acho que esse vídeo toca na gente, no sentido de a gente lembrar que deve aproveitar o momento do agora, amar as pessoas, dizer isso a elas porque o tempo a gente não controla. [...] Espero que a nossa história influencie mais pessoas a dizer eu te amo, a entregar flores em vida e a passar mais tempo com as pessoas que realmente são importantes”, completa Pertiano. 

Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra