Pouca gente sabe, mas esses são os impactos do calor excessivo na saúde
Períodos de onda de calor, com temperaturas acima de 30ºC, podem apresentar riscos à saúde, principalmente em idosos
Apesar de o corpo possuir mecanismos para lidar com as variações de temperatura, climas extremos podem trazer prejuízos à saúde. É o caso do calor excessivo, que tem atingido muitos estados do Brasil. Entre os públicos que correm mais risco estão os idosos e as crianças.
"Essas populações têm mecanismos de compensação da temperatura menos eficientes e são mais suscetíveis à desidratação", explica Marcelo Starling, médico da Governança Clínica da Care Plus. "Pessoas acima de 50 anos, com fatores de risco (obesidade, hipertensão, diabetes, colesterol alto e doença renal) ou história prévia de doenças cardiovasculares também têm maior risco de complicações".
Saiba mais: Idosos no verão: 4 cuidados com a saúde durante o calor
Entenda, a seguir, quais são os efeitos negativos que o calor em excesso pode trazer à saúde.
Os efeitos negativos do calor no corpo
Quando a temperatura externa é muito alta, o organismo aciona mecanismos para reduzir a temperatura do corpo. Um deles é a transpiração que, em excesso, pode levar à desidratação. Outro mecanismo é a vasodilatação, ou seja, a dilatação dos vasos sanguíneos.
"Esses mecanismos podem ter alguns efeitos danosos. Podem levar a quedas de pressão arterial e ao aumento dos batimentos cardíacos, o que pode ocasionar tonturas, quedas, desmaios e até arritmias cardíacas", explica Marcelo.
...
Veja também
Hipertensão: o que é, sintomas e como baixar a pressão alta
Infarto: sintomas, o que causa e como prevenir
Desidratação: o que é, sintomas, tratamento e como evitar
Acabe com a moleza provocada pelos dias quentes
Praia, piscina e calor: saiba como proteger o seu cabelo dos danos do verão