Por que está todo mundo com medo desse vírus Nipah que já provoca controle nos aeroportos?
Doença é altamente letal, não tem vacina e segue sob vigilância internacional
Um vírus considerado um dos mais letais já identificados voltou a preocupar autoridades de saúde. Casos recentes do vírus Nipah foram confirmados na Índia, o que levou ao monitoramento de profissionais de saúde, rastreamento de contatos e reforço da vigilância em aeroportos da Ásia.
O episódio reacendeu o alerta internacional para uma infecção rara, mas grave, que não tem vacina nem tratamento específico e pode evoluir rapidamente para complicações neurológicas e respiratórias.
Leia também: Como evitar o contágio com vírus e bactérias nos alimentos
O que é o vírus Nipah
O vírus Nipah é um vírus zoonótico identificado pela primeira vez no fim da década de 1990, após um surto no Sudeste Asiático. Ele pode ser transmitido de animais para humanos e, em situações específicas, entre pessoas que mantêm contato próximo com indivíduos infectados.
O principal reservatório natural do vírus são morcegos frugívoros, especialmente do gênero Pteropus. A infecção humana pode ocorrer por contato direto com secreções desses animais, ingestão de alimentos contaminados ou contato próximo com pessoas doentes.
Por que o vírus Nipah preocupa autoridades de saúde?
O Nipah chama atenção por sua alta taxa de letalidade, que pode variar entre 40% e 75%, de acordo com dados de organismos internacionais de saúde.
...
Veja também
Vírus Nipah: o que é, sintomas e transmissão
O motivo de saúde que pode ter feito Henri Castelli convulsionar no BBB 26
Pessoas altamente disciplinadas praticam esses nove hábitos todas as manhãs. A psicologia os apoia
Calor pode, sim, atrapalhar o seu sono: saiba como contornar a situação