Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Somente nessas 4 situações o banho em gato é permitido: veterinária explica porque o banho estético é uma péssima ideia

Dar banho em gato não é algo recomendado, pois pode deixar os bichanos estressados. Por isso, são poucas as situações em que esse cuidado é indicado.

9 jan 2025 - 17h28
Compartilhar
Exibir comentários

Você sabia que dar banho em gato é altamente contraindicado pelos especialistas? Os felinos costumam ser eficientes na hora da autolimpeza e existem pouquíssimas situações em que esse tipo de cuidado é necessário. Por isso, é importante que o tutor saiba exatamente quando pode dar banho em gato ou não.

Para entender melhor quais são as recomendações do banho em felinos e como fazer isso do jeito certo, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Vanessa Zimbres, que é especialista em gatos.

Por que o banho em gatos não costuma ser indicado?

O banho pode deixar o gato estressado, e esse estresse todo é bastante desnecessário, uma vez que esses animais são totalmente capazes de cuidar da própria higiene. Conforme a dra. Vanessa explica, os felinos veem o banho como se fosse uma forma de sujá-los, e não de limpá-los. Por isso, dar banho sem necessidade clínica ou por estética nunca é uma boa ideia.

"Após o banho em gato, ele vai tomar um próprio banho para retirar qualquer cheiro que não lhe pertence. Além disso, essa auto higiene faz com que a ingestão de pelos seja maior que o habitual nos pequenos banhos diários. Isso faz acumular mais pelos no estômago, predispondo a gastrite ou vômitos de bolas de pelos", alerta.

Em que casos o banho em gato é permitido?

De acordo com a médica veterinária, são raras as situações em que os gatos precisam ou podem se beneficiar…

Veja mais

Patas Da Casa Patas Da Casa
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade