PUBLICIDADE

Cães da raça dachshund, os salsichas, podem ser banidos da Alemanha devido a projeto de lei; entenda

A associação de criadores de cachorros do país diz que proposta é ambígua e ameaça também raças como beagle e schnauzer; Ministério da Agricultura afirma que projeto se refere somente à proibição da 'reprodução por tortura'

28 mar 2024 - 17h37
(atualizado às 18h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Cão da raça dachshund
Cão da raça dachshund
Foto: Capuski/iStock

Os cães da raça dachshund, os famosos "salsichas", podem ser banidos da Alemanha caso um projeto de lei protocolado em fevereiro seja aprovado, afirma a VHD, a associação de criadores de cachorros do país.

De acordo com a VHD, o texto cita características como anomalias do sistema esquelético e de movimento, claudicação, ausência de pelos, malformações da dentição e disfunção dos órgãos internos. Isso poderia significar, segundo a publicação, que cães das raças beagle, boxer, terrier e schnauzer também estão sob ameaça.

Com relação às "anomalias do sistema esquelético", a associação afirma que elas "poderiam ser interpretadas como uma proibição de reprodução para qualquer desvio significativo de tamanho", de modo que isso poderia se aplicar, por exemplo, ao comprimento das pernas dos salsichas ou de outras raças de cães pequenos.

O Ministério da Agricultura da Alemanha, contudo, nega que o projeto de lei acarretaria na proibição de raças como dachshund. Um porta-voz disse ao jornal The Telegraph que a proposta se refere somente à proibição da "reprodução por tortura", descrita como aquela que inflige "dor, sofrimento e danos". Já Peter Friedrich, o presidente da VDH, disse que a proposta apenas precisa ser ajustada para remover ambiguidades quanto às "anomalias".

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade