PUBLICIDADE

Bobi perde Guinness de 'cão mais velho do mundo'; entenda

Bobi, que supostamente teria 31 anos, foi retirado da lista do Guinness na última quinta-feira (22)

26 fev 2024 - 10h08
Compartilhar
Exibir comentários

O Guinness World Records (GWR) retirou de Bobi, um cão rafeiro-do-alentejo português, o título de "cachorro mais velho do mundo". Segundo o tutor do animal, que morreu em outubro de 2023, o pet viveu até os 31 anos de idade.

Bobi, até então o cão mais velho do mundo, perdeu o título por falta de evidências
Bobi, até então o cão mais velho do mundo, perdeu o título por falta de evidências
Foto: Divulgação Guinness

A notícia da retirada do título de Bobi foi anunciada na última quinta-feira (22). "Não foram confirmadas as evidências necessárias para apoiar a reivindicação de Bobi como detentor do registro", anunciou o Guinness, que abriu um processo para analisar o fato.

Bobi ganhou o Guinness em 2022. A comprovação da sua idade foi feita através da coleta de dados do microchip do banco de dados do governo português, o SIAC. Na data em que os dados foram requeridos, porém, o SIAC não exigia prova de idade para cães nascidos antes de 2008.

A revisão do título aconteceu depois que a mídia e alguns veterinários passaram a questionar a idade de Bobi. "Sem qualquer evidência conclusiva disponível neste momento, simplesmente não podemos manter Bobi como detentor do recorde e reivindicar honestamente que mantemos os altos padrões que estabelecemos para nós mesmos", afirmou Mark McKinley, diretor de registros do GWR.

Leonel Costa, o tutor de Bobi, disse que o título foi retirado depois que ele atribuiu a longevidade do animal a uma dieta semelhante à de humanos. Ele ainda declarou que forneceu todos os documentos para validar a idade do pet. Quando vivo, o cão vivia na aldeia de Conqueiros, perto da costa oeste de Portugal.

Conheça as raças de cachorro que vivem por mais tempo Conheça as raças de cachorro que vivem por mais tempo

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade