Pessoas que cresceram em uma família disfuncional tendem a ter essas oito crenças quando adultos, de acordo com a psicologia
A repetição de comportamentos nocivos de familiares podem gerar consequências que impedem nosso desenvolvimento pessoal
Crescer em uma família disfuncional não gera problemas apenas na infância. Como adultos - considerando que o que aprendemos quando crianças reflete em nossa personalidade na vida adulta - podemos ter algumas crenças limitantes das quais nem nos damos conta. Você pode ter adotado certos padrões de pensamento que não estão lhe ajudando.
De acordo com o psicólogo Bernardo Peña, uma família disfuncional é aquela que "não é capaz de fornecer o que é necessário para que as crianças cresçam saudáveis, tanto física quanto emocionalmente, e felizes". Falamos de violência doméstica e manipulação, mas também de famílias conflituosas, pais excessivamente permissivos que estragam seus filhos, pais excessivamente autoritários e até mesmo com problemas de comunicação, empatia ou falta de inteligência emocional.
A boa notícia é que nosso passado não precisa determinar nosso futuro e nem afetar nossa autoestima. O primeiro passo para evitar isso é identificar as crenças que podemos ter desenvolvido ao ter crescido em uma família disfuncional.
1. Querer consertar tudo
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?