Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil inicia preparação dos revezamentos para o Mundial de Gaborone 2026

Campings organizados pelo COB e CBAt marcam início do ciclo rumo a Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

28 mar 2026 - 12h54
Compartilhar
Ana Carolina Azevedo, representante do Revezamentos 4×100 m misto (Foto: Fernanda Paradizo / CBAt)
Ana Carolina Azevedo, representante do Revezamentos 4×100 m misto (Foto: Fernanda Paradizo / CBAt)
Foto: Divulgação / Contra-Relógio

O Brasil começou a preparação das equipes de revezamento para o Campeonato Mundial de Revezamentos de Gaborone 2026, que será realizado nos dias 2 e 3 de maio, em Botswana. A competição será disputada pela primeira vez no país africano e também marca o início do ciclo olímpico rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Em parceria, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) organizaram períodos de treinamento e competição voltados aos revezamentos 4×100 m e 4×400 m masculinos, além do 4×400 m feminino. O revezamento 4×100 m misto ainda busca classificação para o Mundial.

Os velocistas do 4×100 m masculino e misto participarão de um camping de treinamento de 28 de março a 11 de abril, no National Training Center Track, em Clermont, na Flórida (EUA). Já os atletas do 4×400 m masculino e feminino terão atividades no mesmo local entre 13 e 19 de abril.

A convocação para os campings seguiu os critérios de classificação definidos para o Mundial de Revezamentos de 2026, considerando resultados obtidos até 8 de março de 2026. No caso do 4×400 m feminino, o período de avaliação vai de 31 de julho de 2025 a 5 de abril de 2026.

Entre os convocados para o grupo do 4×100 m masculino estão nomes conhecidos da velocidade brasileira, como Paulo André Camilo de Oliveira, Felipe Bardi dos Santos e Erik Felipe Barbosa Cardoso. No feminino, o grupo conta com atletas como Ana Carolina Azevedo, Gabriela Silva Mourão e Lorraine Martins.

Já no 4×400 m masculino, participam atletas como Matheus Lima da Silva, Lucas Conceição Vilar e Vinicius Moura Galeno.

As integrantes do 4×400 m feminino terão atividades no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP), entre 21 e 23 de abril. A convocação das atletas será divulgada posteriormente.

O Mundial de Gaborone será a oitava edição do Campeonato Mundial de Revezamentos, competição criada pela World Athletics em 2014, nas Bahamas. Além das medalhas, a disputa também vale classificação para o World Athletics Ultimate Championship 2026, em Budapeste, e para o Campeonato Mundial de Atletismo de Pequim 2027.

Contra-Relógio
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra