Os três traços de personalidade que as pessoas com ansiedade compartilham, de acordo com a psicologia
Especialistas explicam como certos comportamentos socialmente valorizados podem aumentar a vulnerabilidade emocional
Embora a ansiedade, assim como o estresse, não seja algo negativo por si só, ambas as emoções podem se tornar limitantes quando se tornam crônicas. Segundo explica a psicóloga clínica Ángela Fernández, pessoas com ansiedade costumam compartilhar alguns traços de personalidade.
O termo "costumam" é fundamental aqui: trata-se de uma tendência, não de uma regra absoluta. Alguns desses traços são até bem vistos socialmente, mas, apenas por estarem presentes, já podem contribuir para o aumento dos níveis de ansiedade.
1. A alta responsabilidade
"São pessoas muito autoexigentes, rigorosas e disciplinadas, com grande envolvimento nas tarefas", explica Fernández. Segundo a especialista, seus padrões elevados costumam buscar a perfeição — e essa busca, por sua vez, está ligada a baixos níveis de satisfação e altos níveis de frustração.
Embora, como lembra a também psicóloga Mamen Jiménez, isso possa parecer uma virtude, algo positivo e até desejável, "a realidade é que, se não for controlado, pode se tornar um inimigo da autoestima".
Para Fernández, esse comportamento também revela "uma rigidez mental elevada, um traço que, desde cedo, é muito bem aceito socialmente". No entanto, essa rigidez impede o desenvolvimento de habilidades importantes, como a resiliência, e dificulta bastante o crescimento pessoal. A especialista ressalta que, para trabalhar esse traço e reduzir seu impacto, "é preciso aprender a ser flexível" e a não exigir perfeição em tudo o que se faz.
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Depressão: o que é, causas, sintomas e tem cura?
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): sintomas e tratamentos
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
Nem ioga, nem caminhada: o esporte que mais reduz a ansiedade envolve mente e corpo