Os amigos que realmente precisamos para ser felizes são os "inúteis", de acordo com o especialista de Harvard Arthur C. Brooks
O especialista em felicidade e bem-estar Arthur C. Brooks tem uma visão clara sobre a amizade — e ela pode nos ajudar a repensar nossos relacionamentos.
A frase pode até soar estranha à primeira vista, mas traz uma reflexão profunda sobre o que realmente significa ter amigos. Em sua coluna "Como Construir uma Vida", publicada na revista The Atlantic, o professor de Harvard Arthur C. Brooks aborda não só a felicidade, mas também temas como propósito e sentido de vida.
Como o próprio Brooks explica, a amizade é essencial — especialmente porque os dados mostram que estamos cada vez mais isolados. Diversas pesquisas apontam para o aumento do isolamento social em várias partes do mundo.
Por exemplo, 20,8% da população adulta europeia sofre de isolamento social objetivo e, segundo um levantamento da União Europeia sobre solidão, 13% das pessoas se sentem solitárias na maior parte do tempo (ou o tempo todo) e 35% se sentem assim "às vezes".
Apesar de estarmos mais conectados pelas redes sociais, o sentimento de solidão cresce. "A tecnologia nos separa muito", afirmou Brooks em uma de suas apresentações.
Leia mais: Para fazer novas amizades depois de adulto, você precisa seguir esses hábitos, segundo especialistas
Os amigos que realmente importam
...
Veja também
Nem lírio-da-paz, nem zamioculca: esta é a planta que mais traz prosperidade para a sua casa