Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Orca de 57 anos mantida em cativeiro por meio século será libertada nos EUA

A orca Lolita, que pesa 2 toneladas, será libertada no Oceano Pacífico após 52 anos vivendo em cativeiro. Atualmente, ela viva no Aquário de Miami

4 mar 2023 - 19h09
(atualizado em 4/4/2023 às 10h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Lolita é uma das orcas que habita o Miami Seaquarium, ou Aquário de Miami. O golfinho de 57 anos, que vive em cativeiro há mais de meio século, será liberto e solto nas águas do Oceano Pacífico, como disseram autoridades ambientais nesta última quinta-feira, 30.

Orca de 57 anos mantida em cativeiro por meio século será libertada nos EUA
Orca de 57 anos mantida em cativeiro por meio século será libertada nos EUA
Foto: Pexels / Bons Fluidos

O animal que pesa 2.268 kg foi capturado no ano de 1970 em uma enseada perto de Seattle, cidade do estado de Washington. Miami Seaquarium fechou um "acordo vinculativo" com a Friends of Lolita, organização sem fins lucrativos, para devolver a orca ao oceano dentro de dois anos.

O resgate da orca Lolita

A notícia sobre a libertação de Lolita é uma vitória após anos de luta. O primeiro passo para a grande mudança de Tokitae, nome nativo americano do animal, apelidado Toki, foi a transferência da propriedade do aquário em que ela habita para a The Dolphin Company. Em parceria com a Friends of Lolita, a dupla vem fornecendo assistência médica ao animal.

A Dolphin Company é uma operadora de parques. Em seu site, podemos ler sobre alguns de seus compromissos. "Contribuímos para a preservação do nosso planeta e cuidamos dos animais selvagens por meio de pesquisa, educação e nossos centros de resgate".

"Encontrar um futuro melhor para Lolita é uma das razões que nos motivou a adquirir o Miami Seaquarium", disse Eduardo Albor, presidente-executivo da Dolphin Co, em nota. Estima-se que a expectativa de uma de uma orca seja de 80 anos.

*Nota da redação: Diferente do que informou anteriormente a reportagem, o SeaWorld não era o proprietário do Miami Seaquarium. Além disso, o SeaWorld encerrou o projeto de reprodução de orcas em 2016 e as que estão sob os cuidados fazem parte da última geração de orcas dos parques da empresa.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade