Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Réveillon: relembre 7 rituais tradicionais para fazer na virada

Sabia que, de acordo com a sabedoria popular, a romã chama a sorte e a fartura?

29 dez 2025 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários

Folhas de louro, sopa de lentilhas, sementes de romã: elementos da natureza podem ajudar a realizar sonhos na virada

Romã, uva, lentilha, sal grosso, folha de louro: o que esses itens têm em comum? É possível utilizar todos eles como ingredientes para a realização de rituais tradicionais no Réveillon. "As forças da natureza estão à disposição para transformar nossos sonhos em realidade. Elas só precisam ser usadas do jeito certo em rituais, magias ou simpatias que mantêm viva a sabedoria popular", frisa o astrólogo João Bidu.

Se estiver na praia no dia 31 de dezembro, dedique cada uma das sete ondas a um aspecto da sua vida: sabedoria popular
Se estiver na praia no dia 31 de dezembro, dedique cada uma das sete ondas a um aspecto da sua vida: sabedoria popular
Foto: FreePik / Revista Malu

"Quando empregamos o poder dos astros, das flores, dos aromas, das plantas, das cores, dos números e dos talismãs, podemos redesenhar o nosso destino e encontrar soluções para os mais diversos tipos de problema", continua o astrólogo. Ele ressalta que, além dos elementos da natureza, a eficácia dos rituais depende de dois outros componentes: orações ou mentalizações para firmar intenções, e a fé pessoal. "Sem fé, nada acontece, pois a energia se dispersa, perde a direção, enfraquece e se descola do propósito", ensina João Bidu. Confira sete rituais populares para fazer na véspera do primeiro dia do ano e, assim, alcançar prosperidade e proteção em 2026:

1 - Sorte a caminho

Um pouco antes da meia-noite do dia 31 de dezembro, corte uma romã ao meio e separe três sementes. Exatamente à meia-noite, coloque as três sementes na boca, sem mastigar, e espere um minuto. Faça uma oração nesse intervalo. Depois, retire-as da boca e guarde-as em um local reservado até que sequem por completo. Quando estiverem secas, embrulhe-as em um quadrado de tecido de algodão branco e mantenha esse pacotinho na sua carteira. No Ano-Novo seguinte, enterre o pacote num jardim e, se quiser, refaça o ritual. Essa simpatia atrai prosperidade, sorte e fartura. 

2 - Sete ondas

Se estiver na praia na virada do ano, à meia-noite, pule sete ondas (valem ondas pequenas: você pode ficar na parte rasa do mar, que é mais segura!). Dedique cada onda a um setor da sua vida e faça um pedido correspondente. Por exemplo, a primeira onda será para expandir boas energias para o amor; a segunda, para crescer no trabalho; a terceira, para esbanjar saúde; a quarta para atrair mais dinheiro; a quinta, para passar em concurso ou processo seletivo, etc. Você também pode oferecer uma das ondas ao bem-estar de um parente ou amigo. Depois de pular as sete ondas, saia do mar de costas, agradecendo a Iemanjá pela oportunidade de desfrutar das propriedades mágicas da água.

3 - Concretização de objetivos

No dia 31 de dezembro, quando o relógio bater meia-noite, coma 12 uvas (podem ser verdes ou roxas). À medida que consumir as frutas, vá separando as sementes num saquinho de tecido de algodão e se concentre nos sonhos que pretende realizar no novo ano. Guarde o saquinho na bolsa ou na carteira até o próximo Réveillon. Na virada do ano seguinte, você deve enterrar esse saquinho num vaso ou jardim. Segundo o astrólogo João Bidu, a uva é um alimento poderoso, que nos aproxima dos nossos objetivos.

4 - Ritual para estimular as finanças

Ao preparar a ceia de Réveillon, faça uma sopa de lentilhas. À meia-noite, consuma uma colherada, mentalizando vibrações benéficas para o ano que vai chegar. De acordo com a sabedoria popular, a lentilha é um alimento que impulsiona as finanças. Para fortalecer essa magia, convide parentes e amigos para também provarem a sopa.

5 - O poder do louro

Na noite da virada, carregue com você uma folha de louro (na bolsa ou em um bolso da sua roupa). Exatamente à meia-noite, segure a folha de louro e pense firmemente em algo que você espera concretizar no novo ano: pode ser desde uma conquista amorosa até a aquisição de um bem material. Em seguida, reze a oração ou entoe o canto sagrado da sua preferência. O louro é um propulsor de desejos.

6 - Proteção e purificação

Na tarde ou noite de 31 de dezembro, separe um punhado de sal grosso e três galhos de alecrim. Ferva um litro de água, desligue o fogo e acrescente o sal e o alecrim. Quando esse preparado amornar, retire os galhos e jogue o líquido sobre o seu corpo, do pescoço para baixo, após o banho higiênico. Enquanto faz isso, visualize sua alma blindada contra ataques inimigos. Depois, enterre os galhinhos de alecrim num vaso florido. Enquanto o sal grosso atrai proteção para a sua vida, o alecrim corta energias carregadas e promove purificação espiritual.

7 - Para chamar a fartura

Consiga pequenos copos e coloque um pouco de arroz cru em cada um deles. Espalhe esses copos pelos cantos da sua casa no último dia do ano, mantendo-os nesses locais até 6 de janeiro, Dia de Reis. No próprio dia 6, recolha o arroz e deposite tudo em um jardim, mentalizando energias cheias de positividade. Na antiguidade, esse alimento era sinônimo de fertilidade. Portanto, rituais com arroz podem trazer abundância para toda a família.

Revista Malu Revista Malu
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade