O que significa quando alguém sempre se faz de vítima, segundo a psicologia
Entenda o que pode levar à postura vitimista e como a terapia ajuda a mudar esse padrão de comportamento
Você já se deparou com alguém que constantemente se coloca como alvo das injustiças do mundo? Pode ser aquele colega que nunca reconhece seus erros ou um parente que transforma qualquer conversa em um lamento pessoal.
Para a psicologia, essa atitude pode ter origem em diferentes fatores, e entender o que está por trás desse padrão é essencial para lidar com ele de forma mais saudável. Entenda mais!
Saiba mais: O que significa quando alguém tem comportamento passivo-agressivo, segundo a psicologia
O que significa quando alguém se faz de vítima?
O comportamento vitimista se caracteriza por enxergar a si como alguém que sempre é o prejudicado nas situações, estando sempre em desvantagem e acreditando que o mundo está contra si. Pessoas com esse hábito tendem a transferir suas responsabilidades para fatores externos ou a outros, como explica Kênia Ramos, psicóloga do grupo Mantevida.
"Esse comportamento gera sentimentos de impotência, autocomiseração e estagnação. Além disso, essa postura frequentemente vem acompanhada de queixas excessivas, resistência a assumir responsabilidades. As pessoas vitimistas, muitas vezes procuram aliados para confirmar a sua condição", informa.
Em muitos casos, o vitimismo é adotado inconscientemente como uma maneira de obter atenção, afeto, validação, acolhimento ou cuidados. Segundo a especialista, alguns dos fatores clínicos ou emocionais que podem levar a esse modo de agir são:
...
Veja também
Depressão: o que é, causas, sintomas e tem cura?
Borderline: o que é, sintomas e tratamento
O que significa quando alguém sempre se faz de vítima, segundo a psicologia
Por que algumas pessoas têm dificuldade em manter relacionamentos duradouros, segundo a psicologia
Como pode alguém ser tímido e extrovertido ao mesmo tempo? Essa é a explicação, segundo psicóloga