1 evento ao vivo

“O futuro da gastronomia está no passado”, diz Jacquin

Chef francês jurado do programa Master Chef garante que o futuro da gastronomia obrigatoriamente se reconecta com o passado: "Tenho certeza"

25 out 2019
19h49
atualizado às 19h51
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
“O futuro da gastronomia está no passado”, diz Jacquin
“O futuro da gastronomia está no passado”, diz Jacquin
Foto: Divulgação, Band / PurePeople

Para o chef francês Erick Jacquin jurado do programa Master Chef, da Band, o futuro da gastronomia está no passado. Durante palestra apresentada no Mesa Tendências, do Mesa SP, desta sexta-feira, 25, em São Paulo, o chef afirmou que não acredita em uma realidade que não faça uso da sabedoria adquirida pelos grandes chefs e cozinheiros do passado.

“Eu tenho certeza disso. O futuro da gastronomia está no passado. O que os jovens cozinheiros de hoje precisam fazer é, obrigatoriamente, pesquisar o passado, o que aconteceu há 30, 40 anos. [O futuro] vai ser um retorno à verdadeira cozinha que tem cheiro, textura, sabor, sensibilidade e que sempre vai ser referência mundial”, afirmou.

Outra aposta de Jacquin foi para a construção de uma cozinha única, sem diferenciação de nacionalidade. “Não vamos mais falar da comida francesa, japonesa, vai ser só uma comida. Vamos falar de uma cozinha de fusão, com personalidade, de verdade”. Ao mesmo tempo, disse acreditar na possibilidade de uma comida regional, por região de cada país do mundo.

Já dentro dos lares, o chef prevê duas mudanças essenciais de comportamento, quando o assunto é cozinha: as pessoas vão cozinhar mais em casa, e, quem sabe até plantar o seu próprio alimento, e o consumo de carne deve diminuir. “Mudamos a alimentação, respeitando os animais a natureza e o meio ambiente; a criação de gado é o que mata o Planeta, muito mais que carros”. Porém alerta sobre a manutenção de desigualdade refletidas nos cardápios. “A diferença social é enorme e isso vai marcar muito como a gente vai se alimentar no futuro. O orgânico não é para todo mundo. Hoje a gente fabrica muita pobreza. Já passamos de todos os limites. Produzimos e fazemos dinheiro enquanto a qualidade é deixada de lado”.

A palestra “O futuro da gastronomia”, ministrada pelo chef Erick Jacquin, faz parte da programação do Mesa SP, um evento anual de gastronomia realizado pela revista Prazeres da Mesa, que ocorre entre os dias 24 e 27 de outubro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.   

Veja também:

 

Fonte: Equipe portal
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade