O exercício infalível para melhorar a flexibilidade sem sair de casa: é ideal para maiores de 65 anos
Com um movimento simples, é possível reduzir a rigidez e aumentar a flexibilidade.
Quando pensamos em retardar os efeitos do envelhecimento, geralmente a primeira ideia que vem à mente é a musculação ou aquelas rotinas complexas, que parecem reservadas apenas aos mais disciplinados. No entanto, para quem leva um estilo de vida sedentário ou está apenas começando a descobrir a importância da atividade física para a saúde e a qualidade de vida, encarar exercícios excessivamente intensos pode se tornar um verdadeiro obstáculo.
O essencial não é se jogar nas práticas mais difíceis, mas sim encontrar atividades que se adaptem à nossa condição física e ao nosso dia a dia. Caso contrário, a tendência é desistir depois de poucas semanas.
Leia mais: Você boceja durante o treino? A explicação não tem nada a ver com sono
O exercício ideal para maiores de 65 anos ganharem flexibilidade
A partir dos 50 anos, a rigidez começa a se instalar sem aviso prévio, principalmente entre aqueles cujo trabalho favorece um estilo de vida mais sedentário. Esse quadro costuma se intensificar aos 60 anos, quando percebemos que tarefas simples, como se abaixar para pegar algo no chão ou virar na cama, podem se tornar desconfortáveis ou até dolorosas.
A boa notícia é que é possível combater essa situação e melhorar a flexibilidade — e, consequentemente, a qualidade de vida — com um exercício simples: as torções de tronco. Elas são uma alternativa leve aos treinos com peso ou às rotinas pesadas, e podem ser feitas até mesmo na sala de estar, sem a necessidade de equipamentos.
...
Veja também
Para acabar com as dores na coluna, você PRECISA incluir esses 4 alongamentos na sua rotina
Alongamento e mobilidade: 9 exercícios para os membros superiores
Pilates de parede: veja benefícios da prática que é febre no TikTok