O detalhe no treino de bíceps que pode fazer você ganhar mais massa muscular
Um novo estudo compara o efeito da posição dos ombros nos exercícios de bíceps
No mundo do treinamento de força, pequenos ajustes na técnica podem fazer uma grande diferença. Um dos debates comuns gira em torno de se treinar o bíceps com o ombro flexionado (com os cotovelos à frente do corpo) ou estendido (com os cotovelos atrás do corpo) produz melhores resultados.
Um estudo recente publicado no European Journal of Sport Science examinou essa questão comparando diretamente dois exercícios para verificar se a posição do cotovelo em relação ao tronco influência a hipertrofia do bíceps.
Posição dos ombros no curl de bíceps para ganhar mais massa muscular
Durante 10 semanas, um grupo de pesquisadores analisou 15 jovens que treinaram os dois braços com rosca bíceps: um em posição de ombro flexionado (rosca pregadora) e outro em extensão (rosca bayesiana), garantindo que a carga fosse semelhante em ambos os casos.
O objetivo era verificar se a mudança na posição dos ombros poderia influenciar a hipertrofia regional do bíceps e os ganhos máximos de força. O resultado foi claro: ambos os exercícios levaram a melhorias semelhantes no tamanho e na força muscular.
Tanto a rosca direta quanto a rosca bayesiana aumentaram a espessura muscular em todas as áreas analisadas (proximal, média e distal) e a força máxima em 28% a 37%. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre as duas variantes.
...
Veja também
Frango ou soja texturizada? Esta é a melhor opção para ganho de massa muscular
O detalhe no treino de bíceps que pode fazer você ganhar mais massa muscular
Treine seu corpo inteiro em casa com esses 10 exercícios de calistenia para iniciantes