Nem Ibuprofeno, nem Paracetamol: o verdadeiro remédio para dor nas costas
A dor lombar é muito limitante, mas pode ser reduzida com exercícios físicos
A dor crônica nas costas é um problema muito comum que afeta significativamente a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Embora existam diversos tratamentos, o exercício físico se destaca como uma alternativa eficaz e segura para a redução da dor, de acordo com pesquisas recentes.
Leia também: Condições que provocam dor nas costas mas que não têm causa ortopédica
Exercício físico como analgésico para dor nas costas
Um estudo publicado no Journal of Science and Medicine in Sport examinou a trajetória da dor em pacientes com lombalgia crônica que participaram de um programa de treinamento que combinava exercícios aeróbicos e de força. Ao longo de 14 semanas, os pesquisadores analisaram a redução da dor, tanto imediatamente após cada sessão quanto ao longo de todo o programa.
Os resultados revelaram que o exercício tem um potente efeito analgésico. A dor lombar diminuiu significativamente, especialmente nas primeiras semanas do programa, embora a taxa de redução tenha diminuído posteriormente. Esse padrão mostra que os benefícios iniciais do exercício são significativos e se estabilizam ao longo do tempo, mantendo a dor em níveis mais baixos do que no início.
...
Veja também
Dor nas costas: o que pode ser, tipos e como aliviar
Usar salto alto com frequência faz mal para a coluna? Veja o que diz um fisioterapeuta
Aumente sua massa muscular com estes 11 exercícios usando apenas um haltere