PUBLICIDADE

Saiba como decorar uma mesa de Natal

Decorar a mesa de Natal pode fazer toda a diferença na hora de comemorar a data festiva entre familiares e amigos

14 dez 2023 - 22h44
Compartilhar
Exibir comentários
Inspire-se para decorar a sua mesa de Natal
Inspire-se para decorar a sua mesa de Natal
Foto: iStock

Estamos nos aproximando de uma das datas comemorativas mais esperadas do ano: o Natal! É um momento de partilhar em família, reunir amigos e criar memórias duradouras e marcantes. Além de enfeitar a árvore de natal e espalhar luzes coloridas pela casa, um dos pontos altos com certeza é preparar a ceia e servir comidas tradicionais aos convidados em uma mesa de natal decorada para a ocasião.

A maior parte da celebração natalina ocorre ao redor da mesa de Natal. Por isso, saber como decorar,  quais enfeites investir e qual estilo seguir pode ser uma tarefa fácil caso você busque inspirações para decorar o ambiente. Você pode abusar da criatividade, afinal, os detalhes fazem toda a diferença na decoração da mesa.

Além das flores e frutas, investir em castiçais, velas coloridas, guardanapos dobrados de maneira criativa, porta-guardanapos temáticos e cartões de lugar personalizados são pequenos toques que contribuem para uma experiência memorável. Talheres e louças elegantes, combinados com copos festivos, completam a composição da mesa de jantar natalina. 

Como decorar a mesa de Natal?

Quem não gosta de ver aquela mesa de Natal decorada? Pois é! Para começar a enfeitar a sua, é crucial escolher um estilo que represente o espírito natalino e que descreva um pouco da sua essência. 

Pode ser algo clássico, como vermelho e verde, ou algo mais elegante, como uma paleta de branco e dourado. A consistência nas escolhas de cores, desde os guardanapos até os centros de mesa, cria uma estética visualmente agradável e coesa.

Além disso, adicionar toques pessoais à sua decoração de natal pode tornar a mesa mais acolhedora e única. Invista em marcadores de lugar personalizados, pequenos presentes para os convidados ou até mesmo elementos temáticos, como miniaturas de árvores de Natal espalhadas pela mesa. Esses detalhes não apenas adicionam um toque especial, mas também demonstram cuidado e consideração pelo conforto dos seus convidados.

Na hora de começar a pensar como decorar a sua mesa de Natal, busque inspirações para escolher os seguintes itens:

Copos e taças;

Toalhas de mesa;

Arranjos de mesa de natal, como árvores, folhas secas e até mesmo miniaturas do Papai Noel;

Aparelhos de jantar;

Talheres bonitos;

Frutas da época;

Flores natalinas;

Velas decorativas de diferentes tamanhos;

Guardanapos;

Pisca-pisca.

Quais as tendências para o Natal 2023?

Apesar de ser uma data comemorativa bastante tradicional, o Natal tem passado por algumas “atualizações” nos últimos anos. A decoração que antes era feita baseada em tons de vermelho e verde, hoje dá espaço para mais brilho e cores mais modernas, como o rosa ou o azul, por exemplo

Além disso, muitas pessoas pretendem investir em decorações mais sustentáveis para o clima natalino, reaproveitando itens utilizados em anos anteriores e até mesmo reutilizando materiais para criar a própria árvore. O DIY, ou como é conhecido no Brasil, “faça você mesmo”, é um movimento já muito conhecido na área de decoração e no Natal não seria diferente.

Isso sem falar no estilo mais minimalista que tem ganhado força nas decorações natalinas, principalmente na hora de enfeitar a mesa da ceia. Mas, se você ainda não sabe por onde começar, separamos três dicas para você se inspirar:

1. Mesa tradicional

Mesa tradicional natalina
Mesa tradicional natalina
Foto: iStock

Mesmo com diferentes tendências para o Natal de 2023, a primeira dica é o estilo de mesa mais comum que encontramos na hora de pesquisar referências: a mesa tradicional!

Quem já passou um Natal em família, sabe que a mesa de natal é um espaço que além de servir para reunir pessoas, também proporciona boas memórias.

Para montar a sua, use cores clássicas como vermelho, verde e branco. Essas cores representam o clima natalino, são vibrantes e ajudam a criar um ambiente mais aconchegante e festivo. Escolha uma toalha de mesa bonita e flores frescas ou arranjos de flores de Natal para decorar o centro da mesa.

Invista em enfeites e símbolos típicos natalinos, como: árvores de natal, pinheiros, pisca-pisca, velas, guardanapos natalinos, por exemplo.

2. Mesa Simples

Mesa com decoração natalina simples deixa o ambiente charmoso
Mesa com decoração natalina simples deixa o ambiente charmoso
Foto: iStock

Para quem quer decorar a mesa de Natal e não pretende fazer algo tão elaborado, pode respirar tranquilo! Por mais que a tradição seja uma decoração temática e bem natalina, investir em uma decoração de mesa simples está na moda, seja pela estética mais minimalista ou até mesmo pelo custo menor. 

Esse estilo é super charmoso e a paleta de cores pode impulsionar esse fato. Invista em tons mais sóbrios, como branco com um toque de dourado ou prateado, por exemplo. Além disso, acrescente um pouco de vermelho ou verde para não perder o toque natalino. 

Escolha folhagens secas e flores da estação para completar a decoração e acrescentar aquele toque “clássico”, construa um arranjo de mesa com velas decorativas e separe taças, pratos e talheres elegantes para esse momento.

Uma mesa simples de Natal pode ser tão impactante quanto uma decorada de maneira extravagante. Ao abraçar a simplicidade, você convida seus familiares e amigos a se concentrarem no verdadeiro significado do Natal, além de proporcionar um ambiente acolhedor.

3. Mesa com frutas frescas

Mesa decorada com frutas frescas
Mesa decorada com frutas frescas
Foto: iStock

A mesa de Natal ganha um toque de frescor ao ser decorada com frutas coloridas e frescas. As tonalidades vibrantes das frutas, como morangos vermelhos, kiwis verdes e uvas roxas, criam um ambiente festivo e convidativo. Além de trazer um toque mais elegante para a mesa de Natal.

Frutas cortadas em formatos decorativos, como estrelas ou fatias finas, podem ser dispostas artisticamente pela mesa. Mas nada como montar um centro de mesa com frutas em uma travessa ou cesta, por exemplo. Isso deixa a mesa ainda mais bonita para você servir a tão esperada ceia.

Essas são algumas inspirações que podem te ajudar a montar a mesa de Natal perfeita para você. Para saber mais dicas sobre decorar a sua casa para datas como essa, acompanhe a editoria Degusta 

7 pratos para uma ceia saudável de Natal ou Ano Novo 7 pratos para uma ceia saudável de Natal ou Ano Novo

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade