Não jogue fora as cascas de pistache: elas são um tesouro para suas plantas, ajudam a combater pragas e a enriquecer o solo
Com um preparo simples, é possível transformar esse resíduo em um reforço natural para o cultivo em vasos, hortas e jardins
Os pistaches são consumidos como sementes de girassol, tanto no sentido figurado quanto no literal. É hora de valorizar esse fruto seco como petisco, deixando de lado modismos sem sentido e, de preferência, consumindo-o com casca. Além de tornar a experiência mais prazerosa, as cascas ainda têm uma segunda utilidade muito benéfica para suas plantas.
Comprar pistaches torrados com casca, sem sal, é bem mais econômico do que levá-los já descascados. Se for possível adquirir em tostadores tradicionais ou a granel, melhor ainda. De um jeito ou de outro, não demora para acumular uma boa quantidade de cascas — e é nesse momento que elas podem ganhar nova função no jardim, na horta ou em vasos.
Comece limpando as cascas, mergulhando-as em um recipiente com água para remover possíveis restos de pele ou sujeira. Depois, escorra bem e deixe secar sobre um pano ou papel-toalha, de preferência ao sol.
Quando estiverem completamente secas, triture as cascas até obter uma textura semelhante à de terra, quase em pó. Dá para usar um processador potente, mas para não danificar as lâminas do aparelho, o ideal é colocá-las entre duas camadas de pano e esmagar com um rolo de massa. Depois de quebradas, fica mais fácil processá-las com um liquidificador forte, multiprocessador ou até um moedor de café — com paciência.
...
Veja também
Semente de girassol: saiba os benefícios e como consumir
Pistache: benefícios para a saúde e cuidados ao consumir
Qual é o melhor horário para regar as plantas e por que não é à noite?
Poucas pessoas sabem, mas essa é a maneira certa de cuidar de cheiro-verde em vasos