Mulheres na faixa dos 40 anos podem aumentar o colágeno da pele com a rotina desta dermatologista
Quando o colágeno diminui, as rugas e a flacidez se tornam mais visíveis.
À medida que envelhecemos, nossa pele passa a ter novas necessidades, e nossa rotina de cuidados deve se adaptar a essas mudanças. Um dos momentos-chave é quando ultrapassamos os 40 anos, fase em que a pele começa a parecer menos firme, os contornos do rosto ficam menos definidos e as rugas se tornam mais profundas.
Tudo isso acontece, como explicou a dermatologista Carmen Galera em sua conta no TikTok, dermaforyou, porque, com o passar dos anos, a pele deixa de produzir uma enzima essencial e, quando ela desaparece, o colágeno também diminui. O problema, segundo Carmem, "é que isso acontece muito antes de você perceber as rugas". Por isso, a rotina recomendada pela especialista funciona como um tratamento preventivo e reparador.
1. Retinol potente à noite
A primeira dica é o que ela chama de "motor noturno". Isso significa começar a aplicar um retinol potente à noite. "De 0,5% a 1% já é considerado potente; concentrações menores não farão o trabalho pesado", explica Galera. Para acostumar a pele a esse ativo, ela recomenda começar aos poucos: "aplique uma vez por semana e aumente gradualmente a frequência a cada mês. E nas noites em que usar o retinol, a melhor opção é aplicá-lo sozinho", orienta a dermatologista.
2. Noites de reconstrução com peptídeos
...
Veja também
Rejuvenesça sem cirurgia: saiba como acabar com a flacidez e as rugas com tecnologia avançada
Mulheres na faixa dos 40 anos podem aumentar o colágeno da pele com a rotina desta dermatologista