PUBLICIDADE

Temporada de verão aumenta a disposição e a felicidade

15 mar 2013 - 07h12
Compartilhar
Exibir comentários
Durante os dias de altas temperaturas, é comum as pessoas estarem mais animadas para aproveitar o tempo
Durante os dias de altas temperaturas, é comum as pessoas estarem mais animadas para aproveitar o tempo
Foto: Shutterstock

Sempre associada às férias na praia, churrasco na casa dos amigos e à diversão na beira da piscina, o verão é sempre muito aguardado. Tanta empolgação tem justificativa, pois na estação os dias são mais claros e parecem ser mais longos, aumentando a disposição das pessoas e deixando-as mais alegres e animadas para aproveitar o tempo. 

Todo o entusiasmo para ficar embaixo do sol e fazer atividades físicas enquanto há luz natural reflete positivamente na saúde. Isso porque os raios solares estimulam a produção de vitamina D - substância responsável por auxiliar o desenvolvimento dos ossos e no controle da pressão arterial. Para conquistar o benefício, dez minutos de banho solar, por dia, são suficientes para repor o nutriente no corpo e mantê-lo saudável durante todo o período.

A luz solar ainda é capaz de produzir serotonina, neurotransmissor responsável pelo controle do apetite, da energia e do humor. Esses componentes são essenciais em manter o bem-estar dos indivíduos. “Em lugares cujas temperaturas são mais quentes, é comum as pessoas serem mais próximas e manterem contato físico constantemente, pois o clima do local interfere muito na maneira como elas se comportam”, afirma Ângelo Almeida, psicólogo, de São Paulo.

Além disso, o sol também cria a sensação de dias mais extensos. “Por conta da claridade, a produção de melatonina (neurotransmissor responsável pelo sono) diminui e, consequentemente, as pessoas ficam mais tempo acordadas”, explica Ângelo.

Estudos comprovam

O sol é um dos principais fatores que explicam a felicidade de uma nação, de acordo com uma pesquisa publicada e conduzida pela revista inglesa New Scientist, em 2003. Feito em 65 países, o estudo afirma que a Nigéria possui a população mais feliz do mundo. Apesar do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país ser um dos mais baixos do planeta, os nigerianos contam com o clima tropical, em que o sol brilha fortemente quase todos os dias do ano. Para completar, México e Venezuela, segundo e terceiro lugares na lista de países mais felizes, respectivamente, também não podem reclamar de falta de luz solar durante o ano. O Brasil não foi pesquisado.

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade