Saiba como preservar os seus cosméticos durante o verão
Blush, batom, sombra, rímel, perfumes e cremes fazem a alegria de praticamente toda mulher em todas as estações do ano, não é mesmo? Mas, durante o verão, a satisfação de poder ficar ainda mais bonita graças aos produtos de beleza pode dar lugar ao aborrecimento, pois o sol e as altas temperaturas interferem a valer na vida útil dos cosméticos. Veja algumas dicas preciosas para salvar seu nécessaire e ficar linda também no verão.
Como e onde guardar
Produtos de beleza jamais devem ficar expostos ao sol e nem guardados em lugares quentes sujeitos às mudanças de temperatura, como a praia, o banheiro e o porta-luvas do carro. "Os cosméticos precisam de um lugar seco sem contato com a luminosidade do sol e nem com a umidade, já que tais fatores alteram a composição e danificam a qualidade do produto", alerta Adelino Kaoru Nakano, químico e vice-presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC).
Ainda é importante ler atentamente e seguir todas as recomendações dos fabricantes em relação aos cuidados com os produtos. Afinal, a substância de um cosmético pode ser mais sensível à temperatura do ambiente do que outra, sofrendo variações de textura e cor.
O nécessaire pode ser usado para guardar os cosméticos, mas com algumas ressalvas. "Não há problema nenhum em relação à sua utilização, mas não adianta colocar os produtos lá dentro esquecê-los sob o sol ou fonte de calor", avisa ele. Na dúvida, aposte por mantê-los na cômoda ou em um armário no quarto.
Atenção à validade
Para garantir vida longa aos itens de maquiagem e de beleza da pele é fundamental também prestar atenção nas datas de validade de cada um deles. "O produto vencido, além de não garantir o efeito esperado, pode aumentar as chances de proliferação de micro-organismos, pois os conservantes utilizados nas composições dos cosméticos também têm vida útil."
Outro cuidado que as consumidoras devem ter é em relação à procedência do produto. "Durante o verão, é comum a falsificação de cosméticos, como protetores solares. Assim, as mulheres devem ficar atentas e investigar se o produto é ou não original, acessando até o site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) se for preciso", complementa.
Cosméticos sem qualidade
Alguns produtos apenas perdem a qualidade sem causar danos para quem os utiliza, enquanto outros podem gerar muitos transtornos. Por isso, cuidado e precaução nunca são exageros quando o assunto é saúde. Lembre-se: se um cosmético fora da validade ou falsificado, quando aplicado na pele, pode provocar irritação e alergia.
Agência Hélice,
Especial para o Terra