O segredo do bom relacionamento é ser fiel a si mesmo, diz estudo
estudo
Claudio R. S. Pucci
A conclusão parece meio óbvia, mas quanto mais uma pessoa é autêntica, acredita em si mesma, age honestamente com os outros e se comporta de acordo com seus princípios, melhor será o relacionamento que ela irá se engajar. Pelo menos é que o dizem os pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos depois de analisarem 62 casais heterossexuais, todo estudantes universitários.
» vc repórter: mande fotos e notícias
Os participantes tiveram que preencher uma longa lista de perguntas, em três sessões distintas que ocorreram em duas semanas. Na primeira bateria, foram medidos de acordo com o grau de honestidade consigo mesmo. Na segunda fase, responderam sobre as características de seus relacionamentos, abordando temas como a disposição para discutir suas mais íntimas emoções com seu parceiro ou a vontade de guardá-las para si. Finalmente, a parte final do experimento, mediu o grau de satisfação com a relação e o próprio bem-estar pessoal.
No geral, tanto homens como mulheres mostraram que quanto mais verdadeiros são consigo mesmos, mais se comportavam de maneira íntima e menos destrutiva com seus parceiros, e obviamente isso leva a uma satisfação maior dentro do relacionamento e consigo mesmos. Como sempre, porém apareceram as diferenças entre sexos. Homens mais autênticos acabam tendo parceiros que demonstram mais intimidade na relação, mas isso não ocorre necessariamente quando a mulher em si é mais autêntica que o cara.
Segundo a autora da pesquisa, Amy Brunnel, geralmente a mulher é que está no comando da intimidade do casal, então quando o homem tem essa autenticidade e quer uma relação mais honesta e aberta, o trabalho dela fica bem mais fácil. Ela alerta, porém, que ser fiel a si mesmo não significa simplesmente reconhecer suas falhas e não fazer nada para mudar sua vida. A melhora de si mesmo vai ser muito positiva nos seus relacionamentos românticos e a satisfação também. Os resultados sairão no próximo número do periódico Personality and Individual Differences.