Mulher engravida após receber transplante de útero da própria mãe; confira a história
Kristy Bryant participou de um estudo clínico revolucionário e se tornou a primeira australiana a passar por esse tipo de operação no país
Em 2021, após enfrentar complicações no parto, Kristy Bryant quase desistiu do sonho de ter uma família grande. Uma inovação científica, no entanto, permitiu que ela recebesse um transplante de útero da própria mãe e desse à luz ao seu segundo filho, Henry.
A trajetória de Kristy
Assim que iniciou a vida a dois com o parceiro Nick Bryant, em meio à pandemia de COVID, a jovem australiana decidiu que queria encher a casa do casal com bebês. A primeira tentativa, contudo, resultou em aborto espontâneo. Mas, mesmo assim, eles mantiveram as esperanças e, em julho de 2020, Kristy ficou grávida novamente.
Em entrevistas, a mulher contou que a gestação foi tranquila até as últimas semanas, quando a posição do bebê começou a causar desconforto. No dia do parto, essa complicação levou a um quadro grave de hemorragia, tornando necessária uma cirurgia de emergência para a remoção do útero, a fim de salvar sua vida.
Logo após acordar e descobrir sobre a operação, ela afirma que vivenciou um misto de emoções. "Eu realmente estava caminhando nessa linha: 'estou de luto pela oportunidade de ter mais filhos, mas também estou muito feliz que minha bebê esteja feliz e saudável'", disse ao 'The Australian Women's Weekly'.
O primeiro transplante de útero da Austrália
Entretanto, esse sentimento de perda apenas motivou Kristy a buscar alternativas em fóruns na internet. Foi assim que ela tomou conhecimento de um ensaio clínico do Royal Hospital for Women, em Sydney, que recrutava voluntárias para realizar transplantes de útero.
A mulher precisava, contudo, de uma doadora. Por isso recorreu à própria mãe, que já havia se oferecido como barriga de aluguel e, apesar de surpresa com a possibilidade, não hesitou em ajudá-la. "Ela não é apenas minha filha, é minha melhor amiga, e eu faria de tudo para auxiliá-la em sua jornada", destacou Michelle Hayton, à 'ABC Austrália'.
Então, apenas alguns meses após o procedimento, Kristy deu à luz Henry Nicholas Michelle Bryant, em 15 de dezembro de 2023. Hoje, de acordo com atualizações no Instagram, tanto as mães quanto o bebê estão bem. Kristy tornou-se até mesmo embaixadora da Fundação Royal Hospital for Women e usa as redes sociais para divulgar a iniciativa.
Ver essa foto no Instagram